Projeto bauteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERENCIAL TEÓRICO


A IMPORTÃNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Mesmo com toda tecnologia dos dias de hoje, trazendo informações numa velocidade global e informatizada, repleta de recursos práticos e interessantes, o contador de histórias disponibiliza através da oralidade a magia do ato de contar histórias, buscando recursos diversos para encantar crianças e adultos. Toda história, pormais simples que pareça, transmite algo a mais no desenvolvimento da criança de uma forma criativa e reflexiva. Incentiva a criatividade e desperta o interesse pela leitura de uma forma agradável.
A criança deve ser estimulada desde pequena ao gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura de um livro, pois o professor deve ler assim para ela e lhe passar estareferência de leitura. A leitura infantil pode ser usada como recurso lúdico, desenvolvendo na criança um comportamento prazeroso. É preciso tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua conservação, já que com as histórias elas aprendem brincando a respeitar regras, seja através da imitação, socialização, interação ou dificuldade a ser superada.A história é um vasto campo dentro de uma escola, desenvolve a linguagem, auxilia na criação de bons textos, cria possibilidades pedagógicas criativas e estimulantes para a concentração do aluno. Para que as crianças em iniciação hoje e para que os adultos de amanhã tenham gosto pela leitura, é preciso iniciar desde cedo, tanto em casa na família quanto na Educação Infantil.
Ouvir e contarhistórias, são atividades que dentre outras, desenvolve o emocional da criança, ajuda na socialização e no processo de alfabetização. Assim, os contos de fada são considerados um instrumento pedagógico prazeroso e de grande auxílio no processo de construção da aprendizagem da criança.
Contar histórias infantis nas creches é uma prática que deve ser estimulada e valorizada, pois essa prática émuito importante no desenvolvimento da criança, que usa sua imaginação e cria seu próprio mundo das fantasias.
Concluímos que a contação de história é uma forma criativa para qualquer criança aprender por uma atividade prazerosa em que poderá expressar sua percepção de mundo.

















OBJETIVOS


● Oportunizar as crianças da creche Criança Feliz, de Patosde Minas, o contato com os livros de literatura infantil.

● Incentivar as crianças da creche Criança Feliz, ao hábito da leitura.

● Orientar as crianças da creche Criança Feliz, quanto ao manuseio e à conservação dos livros.

● Oportunizar as crianças da creche Criança Feliz, com uma contação de historia diferente e divertida.

● Possibilitar as alunas do curso Normal,o contato com as crianças da creche.



































RELÁTORIO DA APRESENTAÇÃO NA CRECHE CRIANÇA FELIZ

RELATO DE EXPERIÊNCIA

● O contato com a creche:
Através da aluna Eliane que esta estagiando no estabelecimento foi feito o pedido a diretora Maria de Fátima para que pudéssemos estar apresentando o projeto. Sendo assim em comumacordo com a diretora e as alunas foi definido a data e o horário da apresentação.
● Data:
24/11/11.
● Local:
Creche Municipal Criança Feliz.
● Horário:
14h30min.
● Público:
Todas as crianças da creche no total de 40 crianças de 3 a 5 anos.
● Historia escolhida:
O gato de botas.
● Por que essa historia:
Essa historia foi escolhida por ser um clássico daliteratura infantil, que nos proporciona uma grande diversidade para ser trabalhada.
● Técnica utilizada:
O contador da historia vai trajar roupas, chapéu, plumas e óculos tudo muito colorido. Com a intenção de despertar o interesse das crianças.
● Local da apresentação na creche:
Pátio.
● Organização das crianças para apresentação:
Assentadas no chão.
● Reações das crianças...
tracking img