Projeto - avaliação de desempenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Naturalmente algumas pessoas apresentam uma maior aptidão para se relacionar do que outras. Do ponto de vista funcional produtivo, haverá sempre quem prefira uma metodologia de trabalho isolada, sem interferências, da mesma forma que haverá quem apresente melhores resultados quando em contato com outros profissionais.

Não se deve tentar mudar completamente umindivíduo, mas sim tentar identificar suas qualidades e extrair o máximo de eficiência dentro do que for possível. Caberá sim ao indivíduo reconhecer a necessidade de aprimorar suas habilidades de interação, sobretudo porque o mercado tem exigido cada vez mais este atributo

O principal ponto que diferencia o grupo de uma equipe consiste na confluência de objetivos, ou seja, a assimilação porparte de todos os integrantes de que existe efetivamente um espírito comprometido com um resultado comum, seja ele positivo ou negativo, que a todos irá abranger indistintamente. Na equipe há cooperação mútua e compartilhamento dos resultados e objetivos, enquanto que no grupo o foco está nas performances individuais.

Ao abordar o tema Avaliação de Desempenho nas Relações de Trabalho ComoForma de Incentivo para Melhoria na Produtividade, é indispensável considerar as bases conceituais às práticas vigentes na administração como um todo, bem como ter em vista o perfil gerencial adequado às organizações empresariais, dadas suas peculiaridades.

A busca da produtividade tem constituído no fator principal para as empresas proporcionarem a qualidade de vida dentro dasorganizações e não fora dela como mecanismos compensatórios, visto que ao observar tarefas e desempenho, obtém-se o aumento da motivação, satisfação e do desempenho dos trabalhadores.

Assim como é necessário que os processos produtivos estejam sobre controle, na prática, em que pese o dinamismo do avanço das empresas, verificam-se alguns vazios em termos de alternativas de solução para os problemasrelativos aos aspectos da gestão do trabalho em grupo e da incorporação/reposição dos recursos humanos de modo compatível com as transformações do modelo de gestão setorial

O enfrentamento destas questões vem requerendo a adoção de práticas de gestão participativa e de flexibilização nas formas de remuneração do trabalho.

Neste contexto, os sistemas de incentivo do trabalhoadquirem grande interesse numa abordagem atualizada da gestão de recursos humanos.

O excesso de competitividade também prejudica o clima organizacional e de uma equipe. A ansiedade interfere diretamente no planejamento, que é etapa fundamental no desempenho de uma equipe ou projeto. Logo, a demora por atingir um consenso pode incomodar aqueles mais voltados para resultados práticos e ascensãoprofissional.

A dedicação no trabalho deve buscar primeiramente o êxito corporativo, e depois o individual. Alguns optam por selecionar as tarefas as quais irão se dedicar e esta postura se refletem nos atos. E não é difícil discernir quem está preocupado com o trabalho que desempenha e quem está interessado apenas no próprio nariz. Isto afeta não só a visão dos colegas, mas também cria umóbice a mais para se trabalhar em grupo.

Este projeto será desenvolvido através de uma pesquisa exploratória e descritiva, que tem como objetivo apresentar um problema ou uma situação para fornecer critérios e compreensão, este modelo de pesquisa é caracterizado pela flexibilidade e versatilidade com respeito aos métodos que serão qualitativo e quantitativo fazendo alem de pesquisabibliográfica uma pesquisa de campo na Empresa Brasileira de Telecomunicações – EMBRATEL, visando principalmente, corrigir as deficiências ou melhorar ainda mais os resultados de desempenho dos profissionais da organização, aperfeiçoando e organizando as equipes, de modo a aumentar a produtividade, o desempenho e a motivação no ambiente de trabalho, contribuindo cada vez mais para o crescimento...
tracking img