Projeto atividades de alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1281 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5 Projeto


5.1 Tema: Atividades de alfabetização

5.2 Turma: Pré-escola – Faixa etária 4 anos.

5.3 Duração: 40 horas

5.4 Justificativa


Este projeto justifica-se para contribuir com a alfabetização das crianças para não atrasar o desenvolvimento cognitivo delas. Foi solicitado pela orientadora da escola e supervisionado por ela e pela professora titular.


5.5Objetivo geral

Contribuir para o processo de alfabetização das crianças dentro do estágio.


5.6. Objetivos específicos
.
Identificar as principais dificuldades sentidas pelo aluno no decorrer de sua
alfabetização contribuindo para a aprendizagem com atividades lúdicas;
Ampliar o vocabulário e o conhecimento dos numerais de 0 a 4.




5.7. Referencial teórico do projeto

“Aescola não alfabetiza, ela dá continuidade a um processo de alfabetização já em pleno desenvolvimento”. Paulo Freire
O processo de integração da criança se realiza efetivamente através da aquisição da leitura e escrita, visto que o uso da linguagem oferece a ela condições de expressar e internalizar ações e informações, favoráveis ao desenvolvimento humano numa perspectiva harmoniosa. Assim aalfabetização assume destacado papel no processo educativo da criança, influenciado por condicionantes sócio culturais que atuam decisivamente na relação indivíduo-sociedade.
Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental a integração na vida social, oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia naconstrução da existência da criança, e é neste momento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo. Segundo Freire (1982), a leitura da palavra precede a leitura do mundo, e nesse contexto revela-se que a criança em nenhum momento deve ser tratada como analfabeta, vazia de conhecimento da realidade que a cerca, contudo cabe aos educadores refletirem em quebases educativas seu desenvolvimento cognitivo pode ser realizado.
Então a alfabetização de crianças sempre assume relevante objeto de estudo,
indagações, problematizações, no momento em que as dificuldades contidas no processo de formação de professores voltados a alfabetização, se expressam como obstáculos que merecem ser transpostos na medida que as dificuldades de contextualizar o ensino daalfabetização se propaga na sociedade.
Quando a alfabetização de crianças é pensada, torna-se impossível deixar de lado o mundo infantil, mundo este caracterizado pelo brincar, imaginar, sonhar, e nesta viagem a criança idealiza um mundo construído sob o olhar da inocência, visto que a realidade da vida cotidiana em muitos casos ainda não apreendia claramente por ela. Contudo a pré escola, emdiversos, momentos, busca domar a criança, modelando-a de acordo com as normas e regras que o sistema legitimou, resultando em algumas ocasiões na perda da formação do ser humano autônomo e emancipado socialmente.
Em geral, os educadores sabem que alfabetizar é uma tarefa difícil e sujeita as influencias de inúmeras variáveis, tais como fatores pedagógicos, psicológicos, sociais, linguísticos,porém somatizam na totalidade do processo tornando-se favorável seu estudo numa perspectiva científica, visando oferecer aos educadores, condições de intervir positivamente na elaboração de propostas conciliatórias que atendam a necessidade das crianças no estágio de alfabetização.
Também quando é pensada no processo de alfabetização da criança, a discussão dos condicionantes sócio-culturaisinfluenciadores no processo de aprendizagem se revelam, especialmente no momento que o processo de integração à sociedade se realiza, oferecendo nesse caso particular, a presença no meio social em educação.
Então, é a partir da superação da crença de que alfabetizar é meramente codificar e decodificar e da tomada de consciência a respeito do que significa realmente alfabetizar, que deseja-se avançar...
tracking img