Projeto atividades de alfabetização

5 Projeto


5.1 Tema: Atividades de alfabetização

5.2 Turma: Pré-escola – Faixa etária 4 anos.

5.3 Duração: 40 horas

5.4 Justificativa


Este projeto justifica-se paracontribuir com a alfabetização das crianças para não atrasar o desenvolvimento cognitivo delas. Foi solicitado pela orientadora da escola e supervisionado por ela e pela professora titular.


5.5Objetivo geral

Contribuir para o processo de alfabetização das crianças dentro do estágio.


5.6. Objetivos específicos
.
Identificar as principais dificuldades sentidas pelo aluno no decorrerde sua
alfabetização contribuindo para a aprendizagem com atividades lúdicas;
Ampliar o vocabulário e o conhecimento dos numerais de 0 a 4.




5.7. Referencial teórico do projeto

“Aescola não alfabetiza, ela dá continuidade a um processo de alfabetização já em pleno desenvolvimento”. Paulo Freire
O processo de integração da criança se realiza efetivamente através da aquisiçãoda leitura e escrita, visto que o uso da linguagem oferece a ela condições de expressar e internalizar ações e informações, favoráveis ao desenvolvimento humano numa perspectiva harmoniosa. Assim aalfabetização assume destacado papel no processo educativo da criança, influenciado por condicionantes sócio culturais que atuam decisivamente na relação indivíduo-sociedade.
Entender o processo dealfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental a integração na vida social, oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia naconstrução da existência da criança, e é neste momento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo. Segundo Freire (1982), a leitura da palavra precede aleitura do mundo, e nesse contexto revela-se que a criança em nenhum momento deve ser tratada como analfabeta, vazia de conhecimento da realidade que a cerca, contudo cabe aos educadores refletirem em que...
tracking img