Projeto assistencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A presente proposta de pratica assistencial tem como objetivo, além de atender a uma exigência do módulo XXV da sétima fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade do extremo sul catarinense – UNESC pretende desenvolver uma atividade assistencial às usuárias da Unidade de Referência a Saúde da Mulher com suas múltiplas dimensões. Com o intuito de atender asnecessidades dessas mulheres com relação a sexualidade na menopausa.

A motivação para a presente prática emerge principalmente de um anseio pessoal e também de uma necessidade prestar um apoio a estas mulheres nesta fase da vida. Visto que como trabalhadora da área da saúde me deparava constantemente com mulheres menopausadas que buscavam apoio e respostas para suas dúvidas.Como marco teórico, para trabalhar esse tema optei em prestar assistência baseando-se nas teorias de Enfermagem Transcultural de Madeleine Leininger com o cuidado transcultural. Procurando focalizar o cuidado diretamente através de entrevistas e orientações e indiretamente através de cartilha, numa perspectiva cultural e holística, sendo este foco é a essência da atuação profissional daenfermagem.

2 Tema: Assistência de enfermagem com relação a sexualidade das mulheres menopausadas.

2.1 Objetivo geral

Desenvolver uma proposta de prática assistencial de enfermagem para cuidar e orientar com relação a sexualidade das mulheres menopausadas nesta fase da vida, tanto em âmbito hospitalar quanto em âmbito de atenção básica.

2.2 Objetivos específicos

- Implementar aconsulta de enfermagem sistematizada na relação de ajuda a mulher menopausada, tanto em âmbito hospitala quanto na atenção básica;
- Identificar as principais necessidades de atenção à mulher menopausada, tanto em âmbito hospitalar quanto em âmbito de atenção básica.
- Promover relação de ajuda a mulher menopausada apartir da identificação de suas necessidades;
- Oportunizar deste campo de estágiopara o aperfeiçoamento de técnicas e procedimentos de enfermagem.

3 BASE TEÓRICA

3.1 Estado da Arte

3.1.1 Menopausa

Quando se trata de menopausa existem muitos mitos e medos a respeito deste assunto principalmente para as mulheres que ainda não chegaram nesta fase, porém, querendo ou não a menopausa é uma fase da vida que toda mulher vai passar. Não é uma doença e sua principalcaracterística é o fim da menstruação. Para as mulheres que estão vivenciando esta fase, os relatos são bastante diversificado, umas relatam esta fase de forma positiva, outras de forma negativa.

A menopausa é descrita como o término fisiológico da menstruação associado à função ovariana declinante, durante a qual a função reprodutiva diminue e termina. A menopausa estaassociada à certa atrofia do tecido mamário e dos órgãos genitais, perdas de densidade óssea o alterações vasculares. (BRUNNER,2002, p.1151).

Essa perda de densidade óssea se dá pela diminuição do estrógeno responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Devido a isto, a partir da menopausa as mulheres tem maior perda óssea e estão mais sujeitas as fraturas.
Outra conseqüência dadiminuição do estrógeno é o aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL). Isto aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Segundo ABC da saúde a diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários é secundária ao esgotamento dos folículos primordiais que constituem o patrimônio genético de cada mulher. Por volta dos 40 anos a diminuição dos níveis hormonaisé um fato que ocorre com todas as mulheres.
Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas.
A menopausa delimita as duas fases do climatério, o climatério pré- menopausa e o pós-menopausa. A idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos. Quando ocorre nas mulheres com menos de 40 anos é chamada de menopausa...
tracking img