Projeto aspectos e impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTIFOLIO
“AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS AMBIENTAIS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DO RESIDENCIAL VILA FLORA ”


Santa Bárbara d’Oeste

2010

PORTIFOLIO
“AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS AMBIENTAIS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DO RESIDENCIAL VILA FLORA NA CIDADE DE SUMARÉ S.P”

Trabalho apresentado ao CursoSuperior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sistemas de Gestão Ambiental.

Prof. Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima

Santa Bárbara d’Oeste
2010

SUMÁRIO

RESUMO................................................................................................................4INTRODUÇÃO........................................................................................................4
OBJETIVOS GERAL...............................................................................................4
OBJETIVO ESPECIFICO........................................................................................5
BASES TEORICAS ................................................................................................5
FASESDO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS.................................5
METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES,
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS...............................................................5
DIAGRAMA ............................................................................................................6
RESULTADOS EDISCUSÃO.................................................................................7
MODELO DE MATRIZ............................................................................................8
CONCLUSÃO..........................................................................................................9
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................10



1- RESUMO
Aidentificação de Aspectos Ambientais e Avaliação dos Impactos Ambientais como ferramenta de mitigação na implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA em Estações de Tratamento de Esgotos Domésticos – ETE.
A importância do seu desempenho ambiental tem repercussões locais, envolvendo solo, ar e corpo d’água que recebe o efluente tratado, pois envolve um dos principais ciclos da vida, que é o daágua, fundamental para manutenção da saúde dos seres vivos e pelo equilíbrio ecológico do meio ambiente.
O presente estudo foi desenvolvido para a Estação de Tratamento de Esgotos do residencial Vila Flora no município de Sumaré S.P com capacidade de tratamento de 25 litros por segundo e atende a 15.400 Habitantes, localizada nas bacias do PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
Os resultadosobtidos foram: contaminação do solo pelos resíduos sólidos; escumas; afluentes e/ou efluentes e lodo; contaminação do lençol freático e/ou corpo hídrico; contaminação do ar por emissões gasosas.
Verificou-se que, feito um monitoramento adequado no sistema em relação a retirada da escuma, descarte do lodo formado nas lagoas de aeração, controle de vazão de chegada, capina constante da vegetação,acondicionamento adequado de resíduos, tem-se um equilíbrio entre as atividades de tratamento e o meio físico.

2- INTRODUÇÃO

Quando se iniciou a implantação das estações de tratamento de esgotos (ETE) foram chamadas de Estações Depuradoras de Água, e se observava apenas o caráter positivo da ETE dentro do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) como um todo. Ambientalmente a ETE era uma medidamitigadora da rede coletora de esgotos, mas não se avalia os impactos causados as populações vizinhas ou jusante.
Com os avanços dos estudos dos Impactos Ambientais foram disponibilizadas ferramentas de mitigação de impactos negativos ou potencialização dos dispositivos na implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA em Estações de Tratamento de Esgotos Domésticos – ETE.
A importância do...
tracking img