projeto arquitetonico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O ESTUDO DA FORMA ARQUITETÔNICA
A FORMA é utilizada nas artes plásticas em geral, em nada diferente de sua acepção arquitetura. Forma é a configuração dada à matéria com finalidade de obter umobjeto individualizado e, também, a forma de um objeto é aquilo que se apresenta aos nossos sentidos imediatamente, antes de qualquer reflexão que possamos ter sobre este objeto.
Vendo o objetoarquitetônico por fora, observando as relações que estabelece com o meio ambiente, observamos sua silhueta, sua composição de massa; quando o fazemos, consideramos sua forma VOLUMÉTRICA do edifício. Vendo oobjeto em seu interior, desaparecem as relações exteriores e somente poderemos considerar o edifício e seus elementos entre si, e relacionados com a nossa própria pessoa; neste momento estaremos voltadosa forma ESPACIAL.

FORMA VOLUMÉTRICA
A forma volumétrica considera a aparência externa do edifício em seu conjunto, em sua totalidade. A consideração inicial que se impõe é que o volume pode serREAL ou VIRTUAL. O volume real define-se completamente pelo envoltório de paredes do edifício; o volume virtual fica sugerido por alguns elementos.
A composição por justaposição é a forma mais comumde associação volumétrica. Outras maneiras também freqüentes são a composição por articulação, quando um elemento intermediário faz a conjugação de volumes simples, e a composição por interseção.Écerto confirmar que jamais teremos uma apreensão total imediata da forma volumétrica do edifício; a nossa percepção será sempre parcial e distorcida.
A forma volumétrica assume papel de maior relevânciaem comparação com outros sistemas da arquitetura tomados em conta do projeto.

FORMA ESPACIAL
Para o arquiteto o ESPAÇO é, além de uma coisa extensa, é uma “matéria” à qual ele terá de da forma,utilizando-se, para isso, dos elementos materiais que compõem o edifício: paredes, pisos, tetos.
Para a CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO será feito o estabelecimento de categorias, que, poderá ser expressas...
tracking img