Projeto anti drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esboço de Projeto: Diga não às Drogas
Aluna: Janaina Aparecida Krachuski Baséggio
Módulo: Gestão Integradas de Mídias de Educação

Projeto “Diga não às drogas.”
Colégio Estadual La Salle.


INTRODUÇÃO:

Intitulamos “droga” qualquer substância ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias,mesmo um comprimido para aliviar uma dor ou uma inflamação, é uma droga, masque é vendida normalmente a qualquer cidadão.
O termo droga, é empregado a produtos alucinógenos tóxicos que leva à dependência como o cigarro e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao penetrarem no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram nacorrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas e dependência, muitas vezes no primeiro contato.
A escola escola é um espaço para desenvolver atividades educativas,engloba a transmissão de conhecimentos,e além de informar e formar, necessário estar atenta à parte afetiva e social da criança e do jovem. Portanto, a escola tem aresponsabilidade da orientação e prevenção quanto ao uso das drogas.
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural de grande porte, que atinge pessoas, de diversas faixas etárias e classes sociais, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples, pois além de existir vários tipos de drogas,os efeitos também são diferentes e potencializam ao passo que são utilizadas pelascrianças e jovens, principalmente na adolescência, onde a curiosidade de mundo aumenta e a droga torna-se um forte atrativo para a descoberta de um mundo ilusório e muitas vezes sem volta.
Portanto, é importante uma educação orientadora e preventiva aos alunos, suas famílias e a comunidade, sobre os efeitos e consequências causadas pelas drogas em seus diversos aspectos físico, psíquico e social.O desafio deste trabalho é informar e orientar o maior número de pessoas, quanto aos efeitos devastadores do uso de drogas e o preço que se paga, quando se entra para esse mundo obscuro e sem perspectivas.
JUSTIFICATIVA:

As drogas são um problema causador de grande preocupação em nossa sociedade, pois está presente em todas as classes sociais e faixa etárias. Acreditamos que com a informaçãoe prevenção o poderemos evitar seu uso . Não erradicaremos o problema, mas com informação, faremos a conscientização dos alunos a respeito do uso indevido de drogas.
Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Falar sobre drogas, não basta, dependendo da forma como o assunto é abordado, pode até estimular a curiosidade pelo uso,é necessário que se explique que a droga éuma mistura de ingredientes nocivos, que agregados com diversos resíduos, se torna uma substância “podre e suja” que irá agir de forma negativa no organismo.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína eoutras mais

OBJETIVOS GERAIS:
Observar como a educação, reage e atua ao uso de drogas, e como a escola pode orientar os alunos e a sociedade, sobre o uso crescente de drogas lícitas e ilícitas e como vem aumentado o índice do uso indevido de entorpecentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Orientar os professores para a abordagem da questão.
Propiciar às famílias a conversação com as crianças e comos jovens.
Desenvolver a comunicação com os pais, sobre a questão das drogas.
Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
Despertar o interesse dos alunos, educadores e pais e familiares na busca ou ações coletivas preventivas contra o uso desse estimulante;
Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade.

PÚBLICO ENVOLVIDO:
Alunos do ensino fundamental e...
tracking img