Projeto amazonic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Enunciado da Situação Problema

Paulo Roberto, ex-colega de Faculdade, é um administrador de empresas, que acabou de assumir uma posição de Diretor Geral, em uma empresa de porte médio na área de cosméticos.
Cercado de desafios e perplexo por não saber por onde começar, ele envia uma carta para vários amigos, dentre eles você, tentando descrever sua situação, esperando assim obter algum tipode ajuda.
Você recebe a carta, toma conhecimento do drama do amigo, e juntamente com os demais colegas de escola, neste caso representados pelos demais colegas de seminário, iniciam um trabalho usando seu bom senso, seu conhecimento genérico do mercado brasileiro e principalmente usando a metodologia de planejamento estratégico, finalizando com uma proposta de Plano Estratégico visando o futuroda Empresa.

(Segue a carta)


© Preparado por Eliezer Arantes da Costa para o Curso de Gestão Estratégica, 2002

Caros amigos e colegas:
Acabei de ser contratado como Diretor Geral de uma média empresa de cosméticos, a Amazonic, e estou precisando ansiosamente da ajuda de vocês.
A sede da Amazonic está em Sumaré, interior de São Paulo, onde moram os seus fundadores; a fábrica foiinstalada no interior de Minas Gerais, na cidade de Montes Claros, com os incentivos da SUDENE. Semanalmente fico numa ‘ponte aérea’, passando dois dias por semana na sede e três dias na fábrica, variando somente quando estou visitando os escritórios regionais e as Promotorias, espalhadas pelo Brasil.
João Felipe e Rogério, atuais proprietários, amigos de infância, fundadores da empresa, embora pessoassimples, do interior, tiveram algum tipo de experiência com a produção, comercialização e distribuição de cosméticos em grandes empresas do setor e aproveitando esse conhecimento começaram a produzir um sabonete artesanal de toalete, sem marca, em um pequeno galpão, em Sumaré, há quase vinte anos atrás.
Mais tarde constituíram uma firma, com a participação de Sebastião, irmão de Rogério, e apósobterem um financiamento bancário, construíram uma bela fábrica em Montes Claros.
Registraram a marca Amazonic e cresceram com o mercado, tornando-a uma empresa de porte razoável com uma boa rede de distribuição em todo Brasil.
Devido a uma série de problemas entre os três sócios, um deles o Sebastião, Diretor Geral, acabou saindo, posição para a qual fui contratado.
O sonho dos fundadores, queinicialmente se resumia numa empresa pequena suprindo o mercado local, com meia dúzia de produtos, se transformou numa empresa de porte médio, industrial, fornecedora para um mercado que extrapolou de regional para nacional, com uma gama de produtos que mexe com muitas empresas grandes no Brasil.
Seus produtos que antes se restringia a material para toalete, hoje é extremamente complexo naaplicação de toucador, fornecendo, basicamente, pela distribuição porta a porta. Produz, também, lotes de produtos sob encomenda, para serem distribuídos por outras marcas.
Eu nada sabia do mercado de cosméticos. Minha área, como vocês sabem, é de serviços, derivada do curso de administração que fizemos juntos.
Inicialmente trabalhei com os sócios fundadores da Amazonic uns três anos, na área deorganização e racionalização. Apesar de muito trabalho, muito pouco foi implantado, sofri muitas resistências às mudanças; quando o João Felipe não brecava, o Rogério segurava, quando os dois concordavam, o Sebastião era quem freiava.
Fui chamado porque os sócios tinham problemas que não sabiam como resolver. Havia descompasso entre produção e distribuição, reclamações freqüentes das Vendedoras e dasDiretoras Regionais, problemas de fluxo de caixa, recorrendo a bancos, pagando juros escorchantes, várias são as reclamações trabalhistas na fábrica, há falta de motivação das Vendedoras e dificuldades em recrutar novas e boas Promotoras de Vendas.
A linha de produtos já se mostrava obsoleta: produtos novos estavam chegando no mercado pelas concorrentes e a empresa tinha dificuldade em...
tracking img