Projeto alimentação saudavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA

CHEILA TORMENTINO DE SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR IV

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Ibatiba/Es
2012/3

CHEILA TORMENTINO DE SOUZA

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

TUTORA VIRTUAL: FERNANDA
TUTOR PRESENCIAL: NADSON ALCURE CAMPOS

IBATIBA
2012

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Nome da Instituição:Universidade Luterana do BrasilTítulo do trabalho: Projeto Alimentação Saudável

Nome do aluno: Cheila Tormentino de Souza

Nome dos supervisores de estágio:
Regente:Olgaires
Tutora virtual:Fernanda
Tutor presencial:Nadson Alcure Campos

Nome da disciplina de estágio: Estágio IV em ambientes não escolares

Nome da instituição onde realizou o estágio: Programa deerradicação do Trabalho infantil em Ibatiba

Data: agosto de 2012/3

PROJETO 2.1:Tema:Alimentação Saudável
2.2:Turma: crianças e adolescentes do PETI
2.3:Duração: 1 semana
2.4:Justificativa:
Partindo das hipóteses de que a alimentação é um direito humano e, portanto, como componente fundamental de promoção da saúde é essencial para a vida humana. Que a segurança alimentar e nutricional, éter o acesso a alimentação adequada em quantidade e qualidade, como requisito básico para a afirmação plena do potencial de desenvolvimento físico, mental e social de todo ser humano. Que a alimentação está situada em um contexto de vida, em um processo histórico e é parte da cultura de um povo.Reconhecendo as hipóteses e a participação ativa do sujeito e da comunidade no controle de suascondições de alimentação e saúde, este projeto tem como finalidade discutir com a comunidade escolar os motivos pelos quais nos alimentamos e como mantemos a qualidade de vida através de uma nutrição saudável.Para que isto se concretize vamos desenvolver ações de educação nutricional a partir dos debates propostos em aulas buscando responder as questões relativas à alimentação saudável:Porque comemos? O queé alimento saudável? Como ele pode ficar? Quais os cuidados que devemos ter ao processar os alimentos? Como interpretar os rótulos? Qual a importância das embalagens para o consumidor?
A iniciativa de trabalhar com este projeto foi o motivo das crianças e adolescentes ficarem o dia todo fora de casa, e muitas das vezes na hora da refeição separam as verduras e não comem. Alguns relatam que nãogostam e nem experimentam a comida. A alimentação fornecida para a instituição vem diretamente do produtor.
Faz-se necessário a implantação deste projeto, pois as crianças de hoje, estão a cada dia mais, se alimentação de produtos industrializados que fazem mal a saúde e recusando alimentos saudáveis, importante para o bom funcionamento do organismo. É importante que compreendam o papel de umaalimentação equilibrada, os valores nutritivos dos alimentos e suas propriedades benéficas no sentido de prevenir doenças. Além de se conscientizarem que a fome é problema sério. As crianças precisão conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo.
Uma outra preocupação foi verificar que algumas crianças apresentam obesidade e outros um índice abaixo do peso. Devido as condições de vida dafamília dessas crianças, que encontram no PETI um meio de saírem da violência e pobreza. Pois a maioria delas são de um bairro chamado Pré-morar 2 onde predomina o trafico de drogas. Elas gostam muito de chips, balas e doces. É preciso conscientizá-las .
2.5:Objetivos

2.5.1:Objetivo geral:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde deuma forma atraente, lúdica e educativa.

2.5.2:Objetivo especifico:
• Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
• Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade e de outras doenças;
• Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos.
• Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
• Conhecer,...
tracking img