Projeto Alfabetiza o Matem tica MAIS EDUC A O

2081 palavras 9 páginas
PROJETO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Crislaine Matozinhos S. Modesto

O Ensino da Matemática por meio de Jogos de Regras

Campinas
2012

RESUMO DO PROJETO
A Matemática tem sido um grande problema para alunos que não a compreendem e para professores, que manifestam dificuldades em como construir com eles, esse importante campo do conhecimento. Nesse sentido, a presente oficina se propõe analisar como o jogo pode se tornar um importante meio para a aprendizagem de crianças matriculadas nos anos iniciais do
Ensino Fundamental e que apresentam dificuldades na compreensão de conceitos matemáticos e que se propuserem a participar do Projeto Mais
Educação com a oficina Alfabetização Matemática. Após os referidos encontros espera-se que o participante aprenda a refletir, a fazer previsões além de permitir o estabelecimento de relações, o que é fundamental para o aprendizado da Matemática.

INTRODUÇÃO
Desde a mais tenra idade pode-se perceber que a criança está inserida em um universo permeado por noções e conhecimentos matemáticos. Como exemplo, mostra com os dedos a sua idade, ao brincar utiliza estratégias próprias para marcar os pontos de um jogo, reparte as “balinhas” ou objetos com os amigos, confere figurinhas, entre outros. Dessa forma há que se supor que ao crescer poderá ser protagonista e executora de seu processo de aprendizagem. Mas, para que esse processo seja efetivo, devem-se propor ações e disponibilizar recursos que façam parte de um processo sistematizado os quais poderão favorecer a aprendizagem de Matemática em um contexto de sala de aula.
Nesse período o papel do professor é muito importante, porque quanto mais as crianças forem incentivadas a utilizar o próprio raciocínio, mais elas poderão desenvolver conhecimento lógico matemático. Assim a questão que precisa ser respondida é: Como os professores poderão encorajar seus alunos a raciocinar? Como fazê-las pensar de forma própria e genuína?
Para se fazer Matemática o desafio deve ser o de explorar

Relacionados

  • fusao nuclear
    12524 palavras | 51 páginas