Projeto acadêmico tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 ASSUNTO 3
1.1 TEMA 3
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 3
1.3 OBJETIVOS 3
1.3.1 Objetivo Geral 3
1.3.2 Objetivos Específicos 3
1.4 JUSTIFICATIVA 3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1 A COMUNICAÇÃO INTERNA 4
2.2 OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA 5

3 METODOLOGIA 5
3.1 DELIMITAÇÃO DO UNIVERSO – CORPUS DA PESQUISA 5
3.2 TÉCNICAS PARA COLETA DE DADOS 5
3.3 DELINEAMENTO DA PESQUISA 63.4 MÉTODOS DE ABORDAGEM 6

4 ORÇAMENTO 7

5 CRONOGRAMA 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICE A 9

APÊNDICE B 10

1 ASSUNTO

1.1 TEMA

A importância da comunicação Interna em uma Instituição de Ensino Superior.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Como é feita a comunicação entre os funcionários da secretaria acadêmica e os professores da Instituição?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo GeralRefletir sobre a importância da comunicação interna em uma Instituição de Ensino Superior.

1.3.2 Objetivos Específicos

- Investigar quais as formas de comunicação entre a secretaria e os professores;
- Levantar junto aos professores e à secretaria quais os principais problemas referentes à comunicação efetuada;
- Examinar o impacto relativo aos problemas de comunicação e odesenvolvimento do trabalho tanto da secretaria quanto dos professores;
- Propor medidas que venham a contornar os problemas detectados.

1.4 JUSTIFICATIVA

Existe uma relação que deve ser muito importante entre funcionários e alunos de uma Instituição de ensino. E essa relação se dá pela comunicação entre as partes. Desse modo, a importância se estende à forma de comunicação existente entre oscolaboradores de uma organização – ou seja, às estratégias usadas por eles – e os alunos desta. Existe um grande interesse em saber como é o desenvolvimento dessa comunicação, para que não existam problemas futuros como: não atender às necessidades de um aluno da Instituição por falta dessa comunicação entre os colaboradores.
O problema identificado na instituição pesquisada é que existe umgrande problema na ausência de comunicação entre os professores e a secretaria acadêmica, alunos precisam de informações que a secretaria não está pronta para atender ao pedido, pois não se comunica como se deve com os professores da Instituição. Como por exemplo: o aluno necessita da presença do professor numa certa hora, mas não se pode marcar horário com ele, pois a secretaria não sabecorretamente os dias e os horários do professor na Faculdade.
Após algumas leituras de alguns projetos realizados sobre Comunicação Interna, foi possível ver que não é existente assunto sobre a ausência da Comunicação em uma Instituição de Ensino Superior, existem apenas pesquisas em empresas que possuem a Comunicação e como é feita na organização de Ensino Superior. Logo, este tema se justificateoricamente.
Quanto à contribuição prática, este tema torna-se interessante, diretamente, ao setor envolvido, que pode utilizar-se dos resultados para otimizar seus trabalhos e também para os alunos da Instituição os quais serão eles os beneficiários desta otimização.
Vale lembrar que as informações necessárias para a realização deste projeto são acessíveis ao pesquisador que temacesso à instituição pesquisada.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A COMUNICAÇÃO INTERNA

Conforme Chappell e Read (1973), a comunicação interna é qualquer meio pelo qual um pensamento é transmitido de pessoa a pessoa dentro de um ambiente.
Já para Faria et al (1982), comunicação interna é a técnica de transmitir uma mensagem a um público ou pessoa numa organização, fazendo com que umpensamento definido e codificado possa alcançar o objetivo por meio de estímulo capaz de produzir a ação desejada.
A comunicação é o processo de troca de informações entre duas ou mais pessoas. Nesse sentido, entender a importância da comunicação interna em uma organização é extremamente importante.

2.2 OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA

O objetivo principal da comunicação...
tracking img