Projeto 3 idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O projeto Lazer ativo: Atividade Física de Lazer e Qualidade de vida para terceira idade tem como objetivo promover a qualidade de vida para pessoas idosas da cidade de João Pessoa, por meio de lazer físico-desportivo. Realizado na Universidade Federal da Paraíba, atende a 33 idosos de ambos os sexos, com aulas ministradas três vezes por semana, onde são desenvolvidas atividades rítmicas,caminhada e hidroginástica, visando trabalhar a função cardiorrespiratória, a flexibilidade e a força. Estas aulas acontecem no Ginásio Desportivo (GD), no Ginásio de Ginástica (GG) e na Piscina da Praça de Esportes do Departamento de Educação Física. A equipe integrante é constituída por uma professora-coordenadora, uma aluna bolsista e dois alunos voluntários do PROLICEN. O diagnóstico foi realizadoatravés de um questionário com dimensão sócio-econômica e psicossocial. Os resultados mostraram que no perfil sócio-econômico predominaram indivíduos do sexo feminino (94%), casadas (49%), com ensino fundamental incompleto (46%) e associadas a plano de saúde (61%). As doenças mais comuns detectadas foram: Hipertensão (21%), Artrose e Osteoporose (13%), Diabetes (8%) e Colesterol Alto (7%). Os dadospsico-sociais revelaram que a maioria dos idosos estão satisfeitos com a família (60%), com a saúde (55%), com a renda financeira (53%), com as relações sociais (52%) e com a vida (85%). Com estes dados, foi possível elaborar aulas práticas que pudesse se adequar às necessidades dos idosos e possibilitar uma melhoria desses aspectos psico-sociais e de saúde em geral.

Palavra-chave: Idoso,Atividade Física e Lazer


INTRODUÇÃO

O crescimento da população idosa mundial faz com que o estudo do envelhecimento esteja em evidência. Segundo Benedetti et al (2008) o processo de envelhecimento, que antes era restrito aos países desenvolvidos, está ocorrendo nos países em desenvolvimento e de modo mais rápido. Dentre estes, o Brasil é o país em desenvolvimento com envelhecimentopopulacional mais acelerado do mundo, passando de 7,5% em 1991 para cerca de 15% em 2025, ficando dentro da atual proporção de idosos dos países europeus (RAUCHBACH, 2001; p.13).
Na literatura, encontramos várias perspectivas de programas de atividade física para a terceira idade. Assim sendo, o projeto “Lazer Ativo: Atividade Física de Lazer e Qualidade de vida para terceira idade” procura desenvolver,por meio de práticas de lazer, o aspecto do envelhecimento biológico, em conjunto com o psico-social. Segundo Rauchbach (2001), o envelhecimento biológico se caracteriza por perdas orgânicas e funcionais, que tende em resultar na atrofia muscular e na diminuição da eficiência funcional. Já o psico-social envolve as relações sociais e o desequilíbrio psicológico causado pela depressão, ansiedade eisolamento em decorrência da velhice. Sendo assim, buscamos desenvolver o nosso trabalho com os idosos, privilegiando atividades físicas de lazer cujos resultados amenizam os efeitos causados pelo o envelhecimento biológico e psico-social, pois o lazer e a atividade física “atuam de forma benéfica nessa fase da vida contribuindo para liberações de tensões e estados de inseguranças” (RAUCHBACH,2001p.17).
Neste contexto, a prática regular de atividade física trás benefícios bio-psico-sociais aos idosos. Dentre os biológicos, há um aumento da força muscular, aprimoramento da flexibilidade, diminuição do percentual de gordura e melhora dos aspectos neurais. A atividade física também influi na redução dos fatores que causam quedas, manutenção ou melhora da densidade corporal óssea diminuindo,assim, o risco de osteoporose e melhora da postura. Dentre os aspectos psico-sociais, as atividades físicas contribuem para a melhora da estética corporal, auto-estima, auto-imagem, integração, socialização, inserção em um grupo social, diminuição da ansiedade e depressão, dentre outros benefícios. De acordo com a OMS (apud Beneditti, 2008) a participação em atividades físicas leves e moderadas...
tracking img