Projecto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese individual
Este tema remete-nos para o conceito de formação e de modelos de formação. De acordo com os textos lidos, constatei que o conceito de formação tem vários sentidos, uma vez quepode assumir um caracter mais específico ou mais global. Efetivamente, pode haver uma mudança e desenvolvimento do individuo nos domínios específicos profissionais e didáticos ou, por outro lado, haveruma constante mudança e transformação no individuo consoante as suas vivências de forma mais geral.
Os dois primeiros têm um cariz mais específico pois, estão associados a um desenvolvimento decompetências essenciais para o seu desenvolvimento profissional. Por sua vez, defende-se que o conceito de formação está também associado a uma vertente educativa, que nos remete para o desenvolvimento morale cívico; uma vertente de ensino, em que são transmitidos conhecimentos numa instituição destinada a esse fim, com métodos e técnicas indicadas; uma vertente de instrução, em que há umdesenvolvimento do espírito crítico e reflexivo; e uma vertente formativa, que desenvolve o individuo a nível psicológico, social e cognitivo.
De acordo com os textos lidos, verifiquei que existem vários modelosteóricos de formação sendo que o que se destacou mais foi o Triângulo da formação, que procura definir a formação de acordo com três lógicas, três facetas e três problemas. Existe portanto uma lógicasocial, que defende uma formação que se adapte aos contextos culturais e à sociedade; uma lógica didática, que se apoia em métodos e técnicas científicas; e uma lógica psicológica, que está relacionadacom uma mudança e evolução do individuo, o que o leva a construir conhecimento.
Associadas as estas três lógicas estão três facetas: uma faceta profissional que remete para a atualização deconhecimentos; uma faceta psicossociológica, em que há uma mudança no sentido psicológico da pessoa; e uma faceta didática, que se centra no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do individuo.
A...
tracking img