Projecto sobre a gravidez Precoce nas escolas.docx transferido com sucesso

2110 palavras 9 páginas
ÍNDICE

RESUMO
O trabalho que se apresenta enquadra-se na elaboração de um projecto de intervenção intitulado “criação de uma sala reflexo”. Esse projecto será implementado nas Escolas do Ensino Básico e Secundário. É apresentado como requisito de avaliação na disciplina de MEIC – Métodos de Estudos e Investigação Científica leccionada na Universidade Pedagógica Pedagógica.
O objectivo fundamental desse projecto consiste em despertar uma reflexão no seio da comunidade estudantil sobre os impactos da gravidez precoce nas escolas de ensino básico e secundário da província de Maputo. Constitui, igualmente objectivo do mesmo, servir de elo de ligação entre a sociedade civil e a comunidade estudantil no que toca aos aspectos ligados a vida sexual e reprodutiva.

APRESENTAÇÃO O Projecto que ora se apresenta visa a criação de uma sala “sala reflexo” de orientação, consciencialização, debate e troca de informação sobre a saúde sexual reprodutiva infantil e em especial sobre os “Impactos da gravidez precoce na adolescência nas escolas de Moçambique”. A sala a ser criada em todas escolas de ensino secundário da cidade de Maputo numa primeira fase, deverá ser equipada com um televisor, um retroprojector, 1 computador ligado à internet, um mastro e equipamento completo de som.

Nesta sala reflexo será ministradas palestras de experiências reias contadas em primeira mão por pessoas voluntárias que foram “vítimas” de gravidez precoce e que tiveram de abandonar os seus sonhos e cuidar crianças que resultam desta problema.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência cronologicamente como período compreendido entre 10 a 19 anos (WHO, 2002), no qual acontecem grandes mudanças, tanto físicas como psíquicas (MIOTTO, 2005). Nesse processo de transformação, marcado por especificidades emocionais e comportamentais, o adolescente vivencia a sexualidade apresentando uma série de desejos e conflitos que podem

Relacionados