Projecto de psicologos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projecto de implementação de Gabinetes de Psicólogos Escolar.

Justificativa: As ações do psicólogo escolar podem estar voltadas á promoção da reflexão sobre a realidade e o cotidiano da Escola, pormeio do diálogo, bem como ao favorecimento das relações interpessoais entre professores-alunos e escola comunidade.

Eu Hernany Lucas José Ramos, licenciado em psicologia, no ISCED- HUAMBO, constateique as escolas do ensino secundário do IIº ciclo, há necessidade da implementação de gabinetes de psicólogo para atendimento de alunos com problemas de fobia social, bem como assistência de primeirossocorros no que tange ao estudo de comportamento agressivo de alunos, as Área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e provações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos comproblemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela próxima família, professores e colegas.

É, importante que todos os envolvidos no processoeducativo esteja atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.

As dificuldades podem advir de factores orgânicos ou mesmo emocionais e é, importante quesejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados factoresque também desmotivam o aprendizado.

As dificuldades mais conhecida nas escolas do I e IIº Ciclo, que vem tendo grande repercussão na actualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos aoutros sérios problemas: Diagrafia, discalculia, disortografia e o TDAH (transtorno de Deficit de atenção e Hiperatividade).


O aluno com dificuldade de aprendizagem sente-se rejeitado.

Dislexia:estes problemas estão associados a factores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.

Disgrafia: o aluno faz trocas e inversões de letras.

Discalculia: é a dificuldade para cálculos e...
tracking img