Projecto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.PROJECTO DE PESQUISA

1.1.Conceito
O projecto de pesquisa e um plano de trabalho que se pretende realizar e nele procuramos responder a uma serie de perguntas, tais como: o que iremos fazer, como, quando, onde, dentre outras perguntas. São as respostas a perguntas como essas que constituem os ‘’ingredientes’’ básicos de um projecto de pesquisa. E importante ter em mente que os ingredientes ea forma como são ordenados, variam conforme as características de cada projecto.

1.1.1.Estrutura
O projecto de pesquisa e um texto geralmente de 10 a 20 paginas em que o tema e apresentado e justificado. Todos os projectos consistem nos mesmos elementos, investigado (o tema), introdução ao tópico, os objectivos (gerais e específicos), (definição), a formulação do problema, porqueespecificamente este tema (justificação), literatura básica (justificação e contexto do estudo), as hipóteses de pesquisa e como ela será implementada (metodologia). O projecto deve ter uma estrutura lógica para que seja facilmente percebida pelos leitores e também deve ser clara e convincente.

1.1.2.Passos Para O Desenvolvimento De Um Projecto De Pesquisa
A pesquisa tem a importância fundamental no campodas ciências sociais , principalmente na obtenção de soluções para problemas colectivos.
O desenvolvimento de um projecto de pesquisa compreende seis passos:

1. Selecção do tópico ou problema para a investigação.
2. Definição e diferença do problema.
3. Levantamento de hipóteses de trabalho.
4. Colecta, sistematização e classificação dos dados.
5. Analise einterpretação dos dados.
6. Relatório do resultado da pesquisa.

1.2 ELEMENTOS QUE CONSTITUEM UM PROJECTO DE PESQUISA
1.2.1 Elementos Pré-Textuais

1. Capa;
2. Índice;

Elementos Textuais
Capitulo 1:Introducao
1.1Justificativa; Introdução
1.2Definicao do problema;
1.3Objectivo do Estudo:
1.4Hipoteses;
1.5Resultados Esperados;
1.6Organizacao da tese.
1.2.2 Elementos Pos-TextuaisPlano de Actividades;
Referencias.

1.2.1.2 Introdução
Tendo já aboradado de uma forma superficial os elementos que constituem um projecto de pesquisa, há uma necessidade de aprofundar como poderemos tratar cada um dos elementos descritos no projecto de pesquisa.
Geralmente, O primeiro consiste na procura de informacao (onde o autor devera ler, reflectir e discutir sobreo assunto como tambem formular perguntas a cerca do tópico). O segundo passo deve ser a formulacao da estrutura e os diferentes componentes que deverão ser contidos na proposta. O ultimo passo consiste na revisão e edicao do projecto de pesquisa.

E importante ter em conta que compilar um projecto de pesquisa e um processo muito interactivo. Muitas vezes será necessário começar de novo e incluirnovas discussões com colegas e supervisores, novas literaturas e por fim reformular e reorganizar o texto. Neste processo os parágrafos podem ser rescritos varias vezes.

1.2.1.3 Índice
Esta seccao apresenta a enumeracao dos elementos que constituem os capítulos, incluindo a bibliografia, anexo e o apêndice de forma a facilitar a sua localizacao.
A paginacao em algarismos arábico começa acontar a partir dos elementos textuais, o que quer dizer que a paginacao dos elementos pré-textuais e feita em numeracao romana e capa não e enumerada. Deve ser usada hierarquia para títulos e subtítulos e as paginas em que se encontram, usando o sistema numérico para o índice, como por exemplo (1, 1.1, 1.1.1, etc).
Lembrando que ainda a elaboracao do índice deve ser feita através da opcao do índiceautomático do Microsoft Word.

Exemplo:

1.2.2 Elementos Textuais

1.2.2.1 Justificativa
Nesta seccao devera mostrar ao leitor porque o seu trabalho e importante. Qual a relevância do problema ou do tema com a qual você esta trabalhando? Existem outros projectos semelhantes sendo desenvolvidos nessa região ou na área temática escolhida? Qual o alcance do projecto diante do problema que...
tracking img