Projecto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
SIMD-(Single Instruction, Multiple Data), única instrução vários dados
Definição:
SIMD: É um tipo de arquitectura multiprocessador em que há um ciclo de instrução único, mas vários conjuntos de operandos pode ser obtida em unidades de processamento. Este tipo de maquina permite que a CPU execute uma única instrução simultaneamente em múltiplos dados ao invés de repetir.
A siglaSIMD (Single Instruction, Multiple Data), descreve um método de operação de computadores com várias unidades operacionais em computação paralela. Neste modo, a mesma instrução é aplicada simultaneamente a diversos dados para produzir mais resultados. O modelo SIMD é adequado para o tratamento de conjuntos regulares de dados, como as matrizes e vectores.
Esse tipo de máquina opera aplicando umaúnica instrução a um conjunto de elementos de um vector. Sendo uma máquina que aplique elementos uma determinada instrução e o vector contenha os elementos a serem processados, terá todos seus elementos calculados vezes mais rápido que uma máquina SISD na mesma tarefa.
No passado um tipo especial de processador, comumente denominados de DSPs (Digital Signal Processors), eram exclusivamente dedicadospara esta classe de tarefa. Os
DSPs são processadores completos com seus próprios conjuntos de instruções (muitas
vezes de difícil aplicação) e que manipulam tipos específicos de informações, sinais
analógicos de som e de vídeo por exemplo.

Já os projectos SIMD actualmente são considerados mais de “propósito geral” e contam com processadores de propósito geral para rodar os programas e asinstruções SIMD cuidam apenas de manipulações especiais de dados.

História
As primeiras máquinas SIMD foram os supercomputadores, estas máquinas são também chamadas de “processadores de vector”, por funcionarem com vectores de comprimento.
Depois se tornaram mais frequentes em computadores pessoais, com o surgimento dos jogos de vídeo em tempo real. Isso criou uma grande demanda para umdeterminado tipo de poder computacional, fazendo com que os fabricantes migrassem para o SIMD. A primeira implantação ampla de jogos de vídeo foram para as extensões SIMD MMX para a arquitectura x86 da Intel. Depois para a IBM e a Motorola com a AltiVec para a arquitectura POWER, houve várias extensões para ambos os conjuntos de arquitecturas SIMD. Todos estes desenvolvimentos foram orientados para oapoio real, gráficos, tempo e, portanto, vectores orientados de dois, três ou quatro dimensões.
Actualmente, um supercomputador quase sempre é um grupo de máquinas MIMD, com instruções SIMD sendo aplicadas com vectores de curto prazo, nas máquinas desktop são usados multiprocessadores MIMD, onde cada processador pode executar instruções Short SIMD. As instruções SIMD foram adicionadas paraprocessadores modernos para melhorar a velocidade de processamento em cálculos envolvendo números de ponto flutuante.
O primeiro uso de instruções SIMD foi em supercomputadores vectoriais e foi especialmente popularizado pelo Cray nos anos 70. Posteriormente as máquinas passaram a usar um número muito maior de processadores relativamente simples.
Alguns tipos de tais tipos de máquinas incluem:
*Burroughs Scientific Processor, em 1976;
* GAPP (Geometric-Arithmetic Parallel Processor), da Martin Marietta, iniciado em 1981, continuado pela Martin Lockheed, e posteriormente pela Teranex e pela Silicon Optix;
* Xplor, da Pyxsys, Inc., em 2001;
* Connection Machine, modelos 1 e 2 (CM-1 e CM-2), da Thinking Machines Corporation, em 1985;
* O computador Zephyr DTC daWavetracer, em 1991;
* O Massively Parallel Processor (MPP), da NASA/Goddard Space Flight Center, entre 1983 e 1991.
Computadores SIMD Recentes
Mais recentemente, SIMD de pequeno porte (64 or 128 bits) tem se tornado populares em processadores de propósito geral , iniciando em 1994 com o conjunto de instruções PA-RISC's MAX (arquitectura de microprocessador desenvolvida pela Hewlett- Packard's...
tracking img