Projeçoes ortogonais
É possível criar infinitas projeções de um ponto em um plano.

Figura 1 - A cada ponto correspondem infinitas projeções num plano.

Entretanto, a projeção ortogonal de umponto é única.

Figura 2 - Projeção ortogonal única de um ponto no plano.

Observe que infinitos pontos podem ser projetados sobre uma mesma posição do plano quando não utilizamos a informação deprofundidade. Utilizando-se uma segunda projeção em um plano obliquo é possível se desfazer esta suposta ambiguidade.

Figura 3 - Uma projeção ortogonal Q podem corresponder infinitos pontos. Figura 4 - Duas projeções ortogonais de Q em dois planos ortogonais entre si.

Para simplificar a determinação das dimensões utilizadas na projeção, convenciona-se que o observador encontra-se a umadistância infinita da peça a ser projetada, o que garante o paralelismo das linhas de projeção.

Figura 5 - À medida que afastamos o observador do infinito, tornamos as projetantes se tornam paralelas.Utilizando estes conceitos de projeção ortogonal é possível representar uma figura tridimensional em uma superfície plana. Projeta-se o objeto em um plano localizado atrás do mesmo quando oobservador está à frente do objeto.

Figura 6 - Projeção de um objeto no plano. Observe que o objeto está entre o observador e o plano de projeção.

Com base na posição do observador, determinar-seduas formas de projeção:   Centrais ou cônicas: O observador encontra-se a uma distância mensurável (que é possível medir) da peça. Paralela ou cilíndrica: O observador encontra-se a uma distânciainfinita (que não é possível medir).

Planos de projeção
Os planos de projeção consistem nas superfícies onde projetaremos as imagens do objeto desejado. Em desenho técnico utilizam-se dois planosperpendiculares entre si (um vertical e outro horizontal) que se cruzam ao meio, para receberem as projeções. Estes planos dividem o espaço em quatro regiões, numeradas em sentido anti-horário,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Projeções ortogonais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Proje%C3%A7%C3%B5es-Ortogonais/210742.html

MLA

"Projeções ortogonais" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Proje%C3%A7%C3%B5es-Ortogonais/210742.html>.

MLA 7

"Projeções ortogonais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Proje%C3%A7%C3%B5es-Ortogonais/210742.html>.

CHICAGO

"Projeções ortogonais." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Proje%C3%A7%C3%B5es-Ortogonais/210742.html.