Projeção de demanda através de pesquisas de preferência declarada

Páginas: 12 (2821 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
Projeção de demanda através de Pesquisas de Preferência Declarada
Rafael Fofonka Pires
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, rafael-rs@brturbo.com.br

Resumo
Este artigo descreve de uma forma simplificada a metodologia utilizada para o desenvolvimento de uma Pesquisa de Preferência Declarada -PPD- na área de transportes e da análise dos dados obtidos através do modelologit binomial. Foi utilizado como exemplo um case apresentado na disciplina de Economia dos Transportes, ministrada pelo Prof. Luiz Afonso do Santos Senna. Para complementar o estudo serão feitas simulações acerca da probabilidade de escolha dos usuários entre o transporte coletivo (ônibus) e o particular (carro).
Palavras-chave: Previsão de demanda, pesquisa de preferência declarada, tarifa dotransporte público.

1. Introdução
Segundo Ortúzar e Willumsen (1990), o princípio básico dos modelos de escolha discreta enuncia que a probabilidade de um indivíduo fazer uma certa opção é função de suas características sócio-econômicas e da atratividade da alternativa em questão em comparação a outras. Para representar a atratividade das alternativas, adota-se o conceito de utilidade, oriundoda Teoria do Consumidor (Fergunson,1976). Utilidade representa a satisfação ou benefício que um indivíduo percebe quando consome seus recursos em diferentes bens ou serviços. O conceito de utilidade seguiu uma ordem de evolução até alcançar lugar nos modelos de preferência. Inicialmente, era expresso em funções de custo generalizado que transformam, de uma maneira praticamente arbitrária, osatributos numa única variável monetária que exprime o custo percebido pelo consumidor. A seguir, o conceito de utilidade passou a ser usado em modelos comportamentais a nível agregado, quando baseados em observações zonais ou inter-zonais, e desagregados, onde eram fundamentados em dados individuais. Por fim, incorporou-se aos modelos de preferência propriamente ditos, onde se enquadram os métodos depreferência declarada (Novaes, 1995). Dentro dos modelos comportamentais o processo de decisão sobre a escolha de uma alternativa é influenciado por fatores racionais e subjetivos. Os fatores racionais são aqueles explicados a partir de características sócio-econômicas dos indivíduos. Os fatores subjetivos são aqueles que não são expressos diretamente a partir de conceitos econômicos (ex: conforto)ou que são advindos de fatores aleatórios.

2

Projeção de demanda através de Pesquisas de Preferência Declarada

A utilidade é dada pelo valor alocado por um indivíduo ao produto. Assume-se que os indivíduos escolhem uma combinação de produtos que maximize a sua utilidade, conceito este atribuído ao Homus Economicus. Admitindo que o deslocamento de cargas e pessoas não agrega valor aprodutos e serviços, no campo dos transportes passamos a avaliar a desutilidade de uma alternativa. Quanto menor a desutilidade de uma alternativa, maior a chance dela ser escolhida frente às demais. Nas grandes metrópoles, onde a infraestrutura viária está próxima de um colapso, o poder público se preocupa em achar alternativas que diminuam o número de veículos circulando em ruas e avenidas. Uma dasprincipais formas encontradas por técnicos e engenheiros ligados às secretarias de transportes ou de mobilidade urbana é estimular o uso, por parte da população, do sistema público de transporte. Lógico que as medidas proibitivas de circulação de veículos possuem um retorno rápido e eficiente, porém prejudicam a imagem da administração municipal, idéia que gera grande desconforto no meio político.Para conseguir que uma maior parcela da população deixe seus veículos em casa e façam seus traslados utilizando o transporte público é preciso conhecer quais são as condições que viabilizarão essa mudança de modalidade por parte dos usuários. Os estudos de preferência declarada visam conhecer estas condições e através disso promover mudanças que adéqüem o sistema público de transporte as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeção de demandas
  • Pesquisa de demanda
  • Projeção de Demanda
  • Pesquisa aponta preferência por flexibilidade no trabalho
  • Pesquisa de Mercado Demanda e Estoque
  • Demanda por moeda, títulos e preferência por liquidez em Keynes
  • ANÁLISE E PROJEÇÃO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL E DA DEMANDA ENERGÉTICA RESIDENCIAL
  • O perfil profissional do graduado em administração e sua projeção através da ola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!