PROJ ARQUITETONICO HAB COLET

483 palavras 2 páginas
PLANO DE ENSINO

CURSO: Arquitetura e Urbanismo
SÉRIE: 2º semestre
DISCIPLINA: Projeto Arquitetônico (Habitação Coletiva)
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 Horas/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Horas
I – EMENTA
Compreensão do projeto arquitetônico da habitação coletiva como síntese de um conhecimento multidisciplinar, dominando os procedimentos de análise do programa, das determinações do meio e da cultura construtiva.
II – OBJETIVOS GERAIS
Capacitar o aluno a compreender as diferentes opções de partido arquitetônico como opções objetivas e determinantes para a elaboração de projetos de habitação coletiva.
Incentivar o aluno a discutir criticamente as formas de morar e investigar novas possibilidades para o desenho da habitação coletiva contemporânea.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Capacitar o aluno para projetar unidades habitacionais onde a razão modular da estrutura determine o seu desenvolvimento espacial.
Capacitar o aluno para projetar edifícios ou blocos de habitação de pequeno ou médio porte a partir do projeto da unidade habitacional.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Estudo e crítica de tipologias habitacionais em projetos já executados
(habitações agrupadas ou isoladas, habitações em lâmina, habitações entre divisas, blocos de habitação agrupados ou isolados e edifícios isolados).
Desenvolvimento espacial dos conceitos adquiridos, em projetos de agrupamentos habitacionais (blocos ou edifícios de habitação coletiva de pequeno ou médio porte) enfatizando a reflexão sobre o desenho da unidade habitacional e suas possibilidades de combinação.
Desenvolvimento de unidades habitacionais a partir de um programa arquitetônico fornecido com incorporação de flexibilidade ao espaço.

Estudo do comportamento do material construtivo do ponto de vista do conforto ambiental, modulação e sistemas complementares (posição e características das aberturas, das paredes e das prumadas hidráulicas).
Desenvolvimento de modelos de combinação de unidades habitacionais a partir do estudo de tipos

Relacionados

  • Direito Administrativo
    297810 palavras | 1192 páginas
  • Transações sap
    257229 palavras | 1029 páginas