Programas educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

É um Programa desenvolvido pela Prefeitura de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude e Secretaria de Saúde e Ação Social, onde visa mostrar a importância da atividade física, incentivando a mudança de hábitos diários para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos sobralenses. O Programa também conhecido como Agita Sobral foi criado no mês de abril de 2001.Introdução

O programa Agita Sobral foi baseada na proposta do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física “Agita Brasil”. Foi criado pela Prefeitura Municipal de Sobral, em parceria da Secretaria de Saúde e Ação Social do município. Tem por significado Programa Municipal de Atividade Física,onde o mesmo foi criado em abril de 2001 e está sendo desenvolvido até os dias atuais.O Programa tem por objetivo principal estimular a alteração dos hábitos de vida das pessoas com a incorporação da prática regular de, pelo menos, 30 minutos de atividade física, na maior parte dos dias da semana – se possível, diariamente – de intensidade moderada, como estratégia para redução de risco de doença crônica não transmissível e para a qualidade de vida.

2 .Objetivo2.1.Objetivo Geral
O Programa Municipal de Atividade Física - Agita Sobral, está baseado nos objetivos da Promoção da Saúde e nas ações intersetoriais entre as Secretarias do município e as instituições/entidades locais. Tem por objetivo ampliar a visão, a compreensão e a atuação no processo saúde-doença por meio da realização diária de exercícios físicos, recreativos e de lazer, bemcomo a mobilização e a capacitação da população que precisa enterder-se como co-responsável pela sua saúde e bem-estar.

2.2 Objetivo específico

-Promover através de atividade física saúde e bem estar

- Conseguir atender a população mais carente e sedentária com a pratica de atividade física

-mobilizar o maior número de pessoas com a prática de atividade na duração de 30minutos.

3. DESENVOLVIMENTO

O Agita Sobral foi estruturado inicialmente pelas Secretarias da Saúde e Ação Social e Secretaria do Esporte e Juventude, fundamentando-se nos objetivos da promoção da Saúde dando ênfase na intersetorialidade. Desde o seu lançamento o Agita Sobral desenvolve ações regulares para elevar o nível de atividade física tais como: ginástica localizada,alongamento, dança, ginástica laboral, avaliação física, recreação, caminhada orientada e eventos pontuais como: Aniversário do Programa Municipal de Atividade Física Agita Sobral,o Dia do desafio, projeto diversão sendo assim atendidas entre os anos de 2001 á 2010 uma média de 417.873 pessoas. O Programa atende todas as faixas etárias e camadas sociais, atuando diretamente nos bairrosem pólos de atendimento como escolas, igrejas, associações, P.S.F e áreas de lazer, tais como: Ginásio Poliesportivo, Margem Esquerda, Parque da Cidade, Expectativa, Sumaré Junco e outros.

O Programa Municipal de Atividade Física Agita Sobral, tem como premissa ampliar a visão, a compreensão e a atuação no processo saúde-doença por meio da sensibilização da comunidade para arealização diária de exercícios físicos.

4. GRUPO DE ESTAGIÁRIOS

Ana Maressa de Souza Bezerra

Patrícia Martins de Oliveira

Elis Vanessa Bezerra Almeida

Èryca Liana Teixeira Alves

Rafaela Caldas Mapurunga Sampaio

Selva Mícia Paula

Rosalina Maria Pereira Magalhães

Cordenadora: Teresa Cristina Mendes Carneiro

5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

5.1 GinásticaLocalizada

5.2 Ginástica Laboral

5.3 Alongamento

5.4 Dança

5.5 Avaliação Física

5.6 Recreação

5.7 Caminhada Orientada: é uma caminhada onde um ou mais estagiários orientam os indivíduos que estarão caminhando.

6. ATENDIMENTOS EM NÚCLEOS

ATENDIMENTOS EM NÚCLEOS

Mês: Outubro – 2010

| Local: Igreja da Ressurreição...
tracking img