Programando em java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Programação em JAVA

Daniela Barreiro Claro João Bosco Mangueira Sobral

Prefácio
Este livro foi originado a partir de nossas experiências com o ensino da linguagem Java em laboratório nos Cursos de Extensão no Departamento de Informática e Estatística, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina. Desde sua primeira versão no primeiro semestre de 2000, algumas revisões foramrealizadas e aplicadas nos cursos dos anos subseqüentes. A partir de 1996, o intercâmbio de conhecimento utilizando a linguagem Java veio se consolidando no meio acadêmico e empresarial. A introdução da linguagem Java no Departamento de Informática e Estatística, mais especificamente no Curso de PósGraduação em Ciência da Computação, ocorreu no ano de 1999. A partir desta época, a linguagem Javafoi sendo consolidada nos cursos de computação da UFSC, tanto graduação quanto pós-graduação, sendo utilizada em conjunto com outros paradigmas do meio computacional. Atualmente, a linguagem vem sendo bastante utilizada em implementações nos trabalhos de conclusão de curso de graduação, nas dissertações de mestrado e teses de doutorado deste Departamento. No meio empresarial e corporativo, acultura do Java vem se expandindo de uma forma gradual e constante, permitindo que diversas empresas desenvolvam aplicações utilizando esta linguagem. Na literatura, já existem muitos livros explicando e utilizando a programação em Java, nos aspectos gerais, tanto em livros específicos, abordando APIs mais avançadas. Atualmente, em âmbito nacional, existem publicações periódicas referenciando detalhesda programação em Java. Este livro aborda a linguagem Java de uma forma mais objetiva, considerando o histórico da linguagem, as características principais, os seus fundamentos, a orientação a objetos em Java, programação de interfaces gráficas, manipulação de programas para Web(Applets), simulação de processamento concorrente(Threads), programação em redes com Sockets e acesso a banco de dadosutilizando o JDBC.

João Bosco M. Sobral Daniela Barreiro Claro

Pag.: 2

Agradecimentos

Gostariamos também de agradecer aos autores de livros da área de Informática, especialmente aos da Linguagem Java que passaram o seu tempo tentando escrever nas mais diversas linhas os conceitos e definições para que nós, simples aprendizes, pudéssemos compreender e enfim utilizar a linguagem.Pontualmente, eu gostaria de agradecer aos autores do Livro Core Java 2 - Fundamentals, Sr. Horstmann e Sr. Cornell, pois considero este livro um dos melhores e mais bem explicados em relação a linguagem Java, assim também o recomendo a todos os interessados em se aprofundar nos conceitos da linguagem, e aproveito para mencionar que muitos dos exemplos e conceitos aqui escritos foram apreendidos doconteudo do citado livro. Nós gostaríamos de agradecer aos alunos de graduação em computação da UFSC que ministraram a primeira experiência, a Daniela Vanassi de Oliveira (PPGCC-UFSC) pela contribuição inicial neste material e a Euclides de Moraes Barros Junior (PPGCC-UFSC), pelas participações nos cursos de extensão, quando continuamos nossas experiências de ensino com a linguagem Java. Tambémagradecemos ao Departamento de Informática e Estatística de UFSC pela oportunidade de realizar os cursos de extensão. À FEESC (Fundação de Ensino de Engenharia em Santa Catarina) pelo apoio na parte financeira e certificados. E àqueles que sempre nos apoiaram em todos os momentos, em especial, Olga Amparo Garcia de Barreiro (in memorium), Olga Maria Barreiro Claro e Antonio Carlos Claro Fernandez. Tambémagradecemos aos Grupos de Usuários Java que hoje são numerosos em todo o país e que permitem uma troca de informações entre a comunidade Java.

Nossos sinceros agradecimentos.

Pag.: 3

© 2008, Daniela Barreiro Claro e João Bosco Mangueira Sobral. Este livro, eventualmente utilizado por terceiros, participantes ou não da comunidade Copyleft Pearson Education, não pode ser alterado ou...
tracking img