Programacao orientada a objeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PCA - Programação Orientada a Objetos

A Programação Orientada a Objetos (POO) é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que outros tipos de programação. Às vezes subjetiva de quem a programa, de forma que a maneira de fazer as coisas possa ser diferente segundo o programador.
Com a POO temos que aprender a pensar as coisas de uma maneiradistinta, para escrever nossos programas em termos de objetos, propriedades, métodos e outras coisas que veremos rapidamente para esclarecer conceitos e dar uma pequena base que permita soltarmos um pouco com este tipo de programação. [1]

Classe é o termo técnico utilizado em linguagens orientadas a objetos que descreve um conjunto de dados estruturados que são caracterizados por propriedadescomuns. Também pode ser interpretado como uma estrutura modular completa que descreve as propriedades estáticas e dinâmicas dos elementos manipulados pelo programa. Podem-se definir classes de objetos como a descrição de um grupo de objetos por meio de um conjunto uniforme de atributos e serviços.
Uma classe é um conjunto de objetos que compartilham as mesmas operações. Enquanto um objetoindividual é uma entidade concreta que executa algum papel no sistema como um todo, uma classe captura a estrutura e o comportamento comum a todos os objetos que são relacionados. Um objeto possui uma identidade e suas características serão definidas para a classe. Uma classe é definida por: nome da classe; o nome da sua superclasse; o nome de suas variáveis privadas e os nomes e as definições de todasas operações associadas a esta classe.[2]

Exemplos de classe:

class Integer {
// implementação da estrutura de dados
atributos:
int i;
// operações do tipo abstrato de dados
métodos:
void setValue (int n);
Integer addValue (Integer j);
}; [3]

Classe é um conceito estático: uma classe é um elemento reconhecido num texto de programa. Por outro lado, um objeto é um conceitopuramente dinâmico, o qual pertence não ao texto do programa, mas à memória do computador, local onde os objetos ocupam espaço durante a execução. [2]

O que caracteriza a programação orientada a objetos são os objetos. De um modo geral podemos encarar os objetos como sendo os objetos físicos do mundo real, tal como: carro, avião, cachorro, casa, telefone, computador, etc., por isso que às vezes é ditoque orientação a objetos representa os problemas mais próximos ao mundo real, dando assim mais facilidade à programação como um todo, mais isso não é sempre verdade, porque às vezes temos problemas que são extremamente funcionais Nesses problemas funcionais é difícil representar a estrutura lógica em torno de objetos. Com isso, não são todos os problemas que giram em torno dos objetos facilmentevisíveis.
De maneira simples, um objeto é uma entidade lógica que contêm dados e código para manipular esses dados. Os dados são denominados como sendo atributos do objeto, ou seja, a estrutura que o objeto tem, e o código que o manipula denominamos método. Um método é uma função que manipula a estrutura de dados do objeto.
Um objeto é um ente independente, composto por: estado interno, umamemória interna em que valores podem ser armazenados e modificados ao longo da vida do objeto. Comportamento, um conjunto de ações pré-definidas (métodos), através das quais o objeto responderá a demanda de processamento por parte de outros objetos.
Por exemplo:
Uma tela de computador pode ter os seguintes atributos e métodos:
* Atributos
* Modo de operação /* texto/gráfico */
*Funcionais: gira em torno de processos
* Tamanho horizontal
* Tamanho vertical
* Paleta de cores
* Cor atual
* Métodos
* Modo texto ( )
* Modo gráfico ( )
* Fecha modo gráfico ( )
* Muda cor ( )
* Escreve caracter ( )
* Coloca pixel ( )
* Muda dimensões (x,y)

Uma lista:
* Estrutura...
tracking img