Programa trainee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje o mercado é bastante competitivo e as empresas precisam ser muito criativas para ter a preferência dos clientes. Um dos aspectos mais importantes é a questão da qualidade dos seus profissionais.
Passamos por um momento em que a lucratividade é o enfoque principal das empresas, mas também existe preocupação com a qualificação profissional. Para uma organização queadota este conceito, a profissionalização é uma estratégia vital ao cumprimento de sua missão.
Na distribuição deste trabalho procuramos apresentar a importância do Programa Ttrainee, analisando aspectos fundamentais do trainee e as vantagens deste. Escolhemos para apresentar como modelo, o programa Novos Talentos para Trainee Santander.

BASE CONCEITUAL

PROGRAMA DE TRAINEE

Esse programasurgiu nos Estados Unidos na época do pós-guerra (anos 1950 e 1960), quando as organizações americanas cresceram em ritmo bastante acelerado. Esse sistema consistia em constantes promoções e aumentos salariais, provocando aceleramento significativo de carreira. Servia, também, para os executivos estabelecidos na organização identificassem os novos líderes, pois, com tantas promoções devido aocrescimento organizacional, tornava-se difícil conhecer os novos gerentes rapidamente.
Era um sistema que, dado seus benefícios, proporcionava altos índices de retenção de profissionais, pois, como se pode ver, o contexto permitia carreira de longo prazo e constantes desafios. Além disso, permitia recrutar os melhores profissionais nas mais importantes universidades daquele país.
O Programa deTrainee no Brasil teve sua massificação nos anos 1980 e 1990, dada à necessidade das empresas brasileiras contarem com quadros de profissionais de qualificação diferenciada para competir nos mercados, principalmente após a desregulamentação do mercado nacional nos anos 1990, quando as empresas nacionais sofreram com a entrada de produtos mais baratos e precisaram se repensar em termos de produtos,qualidade, e gestão de pessoas e negócios, para sua sobrevivência.
O Programa de Trainee é uma alternativa para preparar indivíduos para superar os desafios que o altamente mutante ambiente organizacional proporciona às organizações.
Esse programa visa captar e desenvolver indivíduos de alto potencial, em inicio de carreira organizacional, que venham a obter ampla visão dos processos da empresa,para fazer carreira e sucessão em funções e posições estratégicas a médio e longo prazo.
Para atrair candidatos para esse programa, as organizações apontam uma série de vantagens, sendo, as principais: remuneração atraente, com valores acima da média de mercado para o nível profissional, plano de carreiras acelerado devido ao programa de desenvolvimento proposto e ao acompanhamento de tutores(normalmente, pessoas da própria organização que estão em posições táticas, ou estratégicas na organização), e constante exposição do profissional a novos desafios organizacionais.

O perfil do candidato

As empresas divulgam suas vagas com as características que o candidato deve possuir. Na maioria procuram jovens talentos recém formados em ensino superior ou pós-graduação, com ótimo históricoescolar, bom nível de conhecimento geral, empreendedor, inovador, com garra e potencial de desenvolvimento, que será preparado para assumir uma posição gerencial na empresa para auxiliá-la no seu processo de crescimento e viabilizar seus objetivos estratégicos.
PROGRAMA TRAINEE

O que é ser trainee?

Trainees são jovens, em geral que ainda estão cursando o ensino superior ou sãorecém-formados que, após um longo e bem estruturado treinamento, passam a ocupar posições técnicas e até gerenciais. Algumas empresas procuram para seus programas de trainees profissionais formados há dois ou três anos, enquanto outras ainda optam por recrutá-los nas faculdades. Em geral, a média de idade dos trainees varia entre 22 a 30 anos, e eles têm que possuir o domínio de pelo menos um idioma (estamos...
tracking img