Programa segundo tempo a realidade de jundiaí

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: A REALIDADE DE JUNDIAÍ.

1 Gregório, Michael Alexander Lenk
1 Silva, Eliana Cristina da
1 Poit, Davi Rodrigues

1Prefeitura do Município de Jundiaí - Pós graduação em Administração e Marketing Esportivo e Grupo de Pesquisa e Estudo em Gestão do Esporte (GPEGE)

O Município de Jundiaí é reconhecido como uma das melhores cidades do Estado de São Paulo por sualocalização privilegiada, por seu excelente e diversificado crescimento industrial e, ainda, por possuir um IDH de 0,857 que a coloca em 5° lugar entre os 625 municípios do Estado de São Paulo e 2° lugar entre os municípios do Estado com mais de 200 mil habitantes. Na área esportiva mantém um investimento proporcional a sua importância regional. Em 2003, o Ministério do Esporte, criou o Programa SegundoTempo, com o objetivo de democratizar o acesso à prática esportiva e conhecimento do esporte no contra turno escolar, visando o afastamento de crianças e adolescentes da situação de risco social. Em agosto de 2009 o Município de Jundiaí firmou com o Ministério do Esporte a implantação do Programa. Foram organizados 30 núcleos em Jundiaí com a meta de 200 participantes por núcleo, estando estesdistribuídos pelos 17 centros educacionais culturais e esportivos da cidade com atendimento mínimo de 03 vezes por semana e com duração de 6 horas semanais. Com oferta aos beneficiados de 03 modalidades sendo: 02 modalidades coletivas e 01 individual. Para este programa foram contratados 90 monitores, sendo 60 estudantes de educação física e 30 estudantes de pedagogia para em conjunto com oseducadores esportivos dar continuidade ao trabalho de iniciação esportiva que já era desenvolvido no município e que a partir da implantação do programa passou a adaptar suas atividades visando atender as diretrizes do mesmo. O objetivo principal desta pesquisa é descrever o processo de implantação do programa na cidade. A metodologia para a execução deste trabalho será a pesquisa descritiva,especificamente o estudo de caso. Pode apontar como resultado que este programa, ao completar 12 meses de atividades, passou por algumas adaptações na logística dos núcleos e nas atividades desenvolvidas visando um constante aprimoramento. A pesquisa aponta para um grande potencial do Programa Segundo Tempo.


PALAVRAS-CHAVE: Projeto Segundo Tempo, Prefeitura de Jundiaí, Esporte.





INTRODUÇÃOAtualmente a Prefeitura do Município de Jundiaí vem trilhando a construção, enquanto gestora de políticas de esporte e lazer, compromissada com o dever em atender as demandas da população e na implementação de programas, junto às comunidades, que promovam e assegurem o direito à acessibilidade de projetos afins. Para tanto a Secretaria Adjunta de Esporte, ramificação da SecretariaMunicipal de Educação e Esportes, vem assumir o papel de setor responsável em alicerçar e efetivar a consolidação das políticas públicas para a esfera municipal.
Seguindo as diretrizes do esporte nacional através do Ministério do Esporte buscamos atender o trinômio: Esporte e lazer, esporte educacional e de alto rendimento, desenvolvendo ações através de programas e projetos para as trêsvertentes. Dando ênfase neste estudo no esporte educacional do município através da implantação do Programa Segundo Tempo.
O município de Jundiaí esta situado a 63 quilômetros da capital do estado de São Paulo, possui cerca de 350 mil habitantes, distribuídos em uma área de 432Km², sendo 112km² de área urbana e 228,6Km² de área rural além de 91,4Km ² de área tombada (Serra do Japi).Jundiaí vem se firmando como uma das melhores cidades do Brasil possui um pólo industrial diversificado, contando com grandes empresas como a COCA COLA, a PEPSI, a AMBEV, a BOLLHOFF entre outras empresas e este conjunto de fatores se fundem com ações administrativas que promovem segurança, educação e demais serviços públicos com qualidade são demonstrados por indicadores sociais e financeiros como o...
tracking img