Programa saude da familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Curso de Graduação em Enfermagem – 4º. Semestre





Leila Marques Ambrosino – RA 5883164812








PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSFSorocaba
2012




ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Curso de Graduação em Enfermagem – 4º. Semestre






PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF




Trabalho apresentado aoCurso
de enfermagem de Sorocaba
Anhanguera Educacional S/A ,
com requisitos de avaliação da
disciplina Saúde Coletiva Orientador: Profº.
Sorocaba
2012Introdução:

O Programa de Saúde da Família (PSF) propõe uma estratégia dinâmica de funcionamento dos serviços de saúde, que está fundamentada na promoção e prevenção da saúde, com o compromisso de prestar uma assistência integral, universal, contínua e resolutiva. Além de tudo, mantém um vínculo com a comunidade, onde esta assume um papel de parceira na resolução dos problemas.
A equipe de Saúdeda Família é hoje composta minimamente por um médico generalista ou médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e de quatro a seis agentes comunitários de saúde (ACS).

PSF (Programa de Saúde da Família)

O PSF foi criado oficialmente no Brasil em 1994 pelo Ministério da Saúde, inspirado nas experiências desenvolvidas na área da saúdepública em países como Cuba, Inglaterra, Canadá e outros, que iniciaram os primeiros passos nessa direção, no início da década de 80, como pioneiros das mudanças nos serviços primários de saúde de reconhecida resolutividade e impacto, mundialmente. Com características próprias, adaptado à realidade dos estados brasileiros, o Programa é um marco importante no setor saúde, utilizado como mecanismopara atender ao disposto na Constituição Federal de 1988 e, especificamente, na Lei Orgânica da Saúde, de 1990, que dispõe sobre a promoção, proteção e recuperação da saúde.
Reconhecido nacionalmente como um recurso para levar a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida das pessoas, o PSF é desenvolvido por equipe multiprofissional, com intensa participação dacomunidade. Por causa disso, o Ministério da Saúde vem estimulando a ampliação do número de equipes de saúde da família no Brasil, até mesmo incluindo outras categorias profissionais, como ocorreu mais recentemente, em 2002, com a inclusão de dentistas e auxiliares de saúde bucal.




A integração PACS / PSF foi apresentada como “estratégia de mudança do modelo assistencial no momento em que ogoverno federal lançou um documento sublinhando a prevenção e o atendimento básico (Brasil,1.997). Constata-se, desse modo um movimento no interior do Ministério da Saúde, admitindo a atenção primária de saúde como primeiro nível de atenção e como estratégia de reorientação do sistema de saúde (Kleczkowski et al., 1.984; Starlield, 2.002), recusando, portanto, concepção do programa de medicinasimplificada para pobres.
Desse modo o PSF assenta- se em equipes de saúde, em vez na figura do médico de família , ou seja, no trabalho multiprofissional e interdisciplinar: “não se trata de médicos de família mas de equipe de saúde da família” (Levcovitz & Garrido, 1.963: 3).
PSF: incluem ações territoriais que extrapolam os muros das unidades de saúde, enfatizando atividades educativas e de...
tracking img