Programa referencial de eletricidade e eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Técnico de Electrónica, Automação e Computadores

PROGRAMA
Componente de Formação Técnica Disciplina de

Electricidade e Electrónica

Escolas Proponentes / Autores
E. P. de Tecnologia e Electrónica (ESTEL) E.P. de Chaves E.T.P. de Sicó Eng. António Archer Cabral (Coordenador) Eng. Jorge Paulo Santos Eng. Rui Manuel Ribeiro Eng. João Paulo MendesEng. Vítor Duarte Mendes

Direcção-Geral de Formação Vocacional 2005

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRÓNICA TÉCNICO DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

Parte I

Orgânica Geral

Índice:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Caracterização da Disciplina ……. ……. … Visão Geral do Programa …………. …...... Competências a Desenvolver. ………. …. Orientações Metodológicas / Avaliação ….Elenco Modular …….....………………........ Bibliografia …………………. …………. ….

Página

2 2 2 3 4 5

1

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRÓNICA TÉCNICO DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

1. Caracterização da Disciplina
A disciplina de Electricidade e Electrónica é leccionada nos dois primeiros anos de Formação do Curso com uma carga horária de 312h distribuída aolongo de cada ano, por blocos de 90 minutos. Dado o seu carácter teórico-prático, parte das aulas são teóricas e parte tem carácter prático pelo que serão leccionadas em laboratório. Esta disciplina pretende habilitar o aluno com conhecimentos científicos de electricidade e electrónica de forma a compreender fenómenos, conceitos, leis e metodologias de análise relacionadas com a área, baseadas nalógica, rigor e espirito crítico. Fará a exploração criativa de hipóteses pela experimentação laboratorial, não só demonstrando e confirmando a teoria, mas sobretudo antecipando-a através do método indutivo. Não se pretende abordagens aprofundadas dos fenómenos, nem tratamentos matemáticos complexos. O seu desenvolvimento far-se-á de forma a preparar os alunos para uma melhor integração no mundolaboral.

2. Visão Geral do Programa
Pretende-se que o programa, permita ao aluno adquirir um conjunto de conhecimentos básicos de corrente eléctrica e da electrónica de forma a compreender o funcionamento dos circuitos eléctricos e electrónicos fundamentais. Os conhecimentos adquiridos com esta disciplina serão feitos de uma forma sequencial que servirão de suporte ao conjunto das disciplinas daformação técnica. O programa desta disciplina, pretende desenvolver condições que proporcionem a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e aptidões profissionais necessários ao desempenho de funções exigidas a um técnico qualificado, incluindo responsabilidades de orientação e coordenação.

3. Competências a Desenvolver
Medir e interpretar grandezas eléctricas. Analisar circuitos eléctricose electrónicos com base no conhecimento das leis fundamentais dos fenómenos eléctricos e magnéticos. Efectuar o ensaio e ajuste de circuitos e módulos electrónicos. Projectar e ensaiar circuitos electrónicos de pequena e média complexidade. Diagnosticar e reparar avarias de circuitos de electrónica de pequena e média complexidade. Desenvolver o sentido empreendedor e análise critica deinformações, adquirindo assim um grau de autonomia pessoal e socialmente dignificante. Organizar e planear o trabalho de forma metódica em função dos meios, do tempo e dos objectivos definidos. Desenvolver capacidades de resolução de problemas, de comunicação e de flexibilização técnica e manual. Promover atitudes que potenciem hábitos de trabalho individual e em grupo, com sentido de responsabilidade,tolerância e respeito pela diferença.

2

Programa de ELECTRICIDADE E ELECTRÓNICA TÉCNICO DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

4. Orientações Metodológicas / Avaliação
Pelo facto de ser uma disciplina teórico-prática e ter uma estrutura modular, as estratégias a desenvolver no processo ensino-aprendizagem deverão permitir aos alunos, individualmente ou em grupo,...
tracking img