Programa qualidade total 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL 5S





Dionatan Barbosa Abreu

Prof. Alice Brum Martins Mathias

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (ADG0025) – Prática Interdisciplinar Módulo IV
08/11/11



RESUMO

A finalidade deste trabalho é apresentar e implantar o Programa de Qualidade Total 5S, em uma organização. A metodologia utilizada é a prática real,onde o grupo de alunos desenvolve a atividade “in loco”. A organização escolhida foi o Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapes, ao término da implantação, constatou-se uma notável mudança na organização, estrutura e interação da corporação.



1 INTRODUÇÃO


Este trabalho ressaltará a importância em implantar um sistema de qualidade total em uma organização. O grande desafio é conquistaro comprometimento de todos envolvidos, pois após a implantação é fundamental a fiscalização do programa para manter-se funcionando.

O Programa tem aplicabilidade em diversos tipos de empresas e órgãos, inclusive em residências, pois traz benefícios a todos que convivem no local, além disso, melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde, higiene e traz a eficiência e qualidade. NoJapão, a filosofia do programa faz parte da cultura, onde os ensinamentos são passados de pai para filho, mantendo uma tradição.

A implantação do Programa 5S é fundamental, pois é o primeiro programa de qualidade a ser implantado por uma entidade, sendo pré-requisito para todos os outros programas.

A entidade escolhida pelo grupo de estudos para a implantação do sistema, foi oCorpo de Bombeiros Voluntários de Tapes.

O trabalho a seguir abordará o referencial teórico sobre o Programa de Qualidade Total 5S, logo após, será dissertado sobre a implantação do programa na entidade escolhida.




2 O PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL 5S

2.1 SUA HISTÓRIA

O programa 5S surgiu no Japão por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial. Sua funcionalidade ficoucomprovada, após reerguer um país completamente destruído, posicionando-o economicamente no mundo e demonstrando assim, o poder dessa ferramenta quando bem implantada.
O 5S é uma ferramenta de trabalho que permite criar um sistema organizado de classificação, ordem e limpeza proporcionado maior produtividade, segurança, ambiente organizacional, motivação dos envolvidos e consequentemente umamelhor competitividade organizacional.
O nome 5S origina-se dos cinco termos em japonês, que começam com a letra S, seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, que ao serem traduzidos para a língua portuguesa, foi inserido a palavra “senso” antes, para manter a originalidade, denominando-se senso de utilização, senso de organização ou ordenação, senso de limpeza, senso de higiene e senso deautodisciplina.



2.2 SEUS CONCEITOS

Seiri (整理): Senso de utilização. Significa analisar a área de trabalho e manter somente o material necessário para o trabalho que está sendo realizado, o restante é guardado ou descartado. Este senso contribuirá com a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
Seiton (整頓): Senso de organização. Significa manter o materialutilizado em uma ordem que permita o fluxo do trabalho, os materiais deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. Este senso contribuirá de forma a eliminar os movimentos desnecessários e perda de tempo na procura dos materiais

Seiso (清掃): Senso de limpeza. Significa manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza deve ser uma atividade diária. Ao fim decada dia de trabalho, o ambiente deve ser limpo e tudo recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o lugar de cada material.

Seiketsu (清潔): Senso de higiene. Em Japonês, o termo Seiketsu traduz-se por higiene, no sentido filosófico de "higienismo". Significa cuidar da higiene mental e física. Pensar e agir de forma positiva. Evitar formas de poluição.

Shitsuke (躾): Senso...
tracking img