Programa Politico Pedagogico











































































SUMÁRIO


1 Reflexão sobre o projeto politicopedagógico.
Segundo a LDB (Lei de Diretrizes E Bases da Educação Nacional) 9394/96, e resoluções do conselho nacional e estadual de educação o Projeto político pedagógico configurou-se como umaexigência legal para todas as escolas no âmbito nacional.

Por se tratar de um documento que expressa a identidade de uma comunidade escolar, e ele representara duas dimensões: uma política e outrapedagógica, a política relacionada e formação do cidadãos e a pedagógica na intencionalidade educativa, a autonomia sendo críticos ou participativos, mais que uma obrigação o PPP passou a ser umanecessidade.

Inicialmente para elaboração do Projeto é preciso por parte da instituição o desejo e a vontade política, de ampliar a participação da comunidade educativa, para então, iniciar asensibilização dos envolvidos, contextualizando as ações para que todos entendam quais as intenções e metas a alcançar.

O projeto político pedagógico é um documento elaborado com a participação de todos osfuncionários da escola, representantes da comunidade, conselhos escolares, pais e representantes de alunos. O mesmo é elaborado numa reunião realizada na escola, onde serão apresentados dados sobredificuldades enfrentadas pela escola, desempenho em avaliações nacionais, limitações físicas e necessidades pedagógicas emergentes e influencia da escola para com a comunidade.
 
Diante desses dados, osintegrantes teram que anotar sugestões e medidas necessárias de urgência, bem como também são convidados a propor metas para a escola.

E sua finalidade é para que os princípios do pluralismo deideias e de concepções pedagógicas, garantindo-se a participação da comunidade escolar.

Para tanto, o PPP deverá estar em consonância com os princípios éticos, políticos e estéticos previstos...