Programa de vigilância à saúde do trabalhador em marmorarias

Páginas: 6 (1265 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
PROGRAMA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE DO TRABALHADOR EM MARMORARIAS

INTRODUÇÃO: ALGUNS ASPECTOS DA VIGILÂNCIA À SAÚDE DO TRABALHADOR EM MARMORARIAS

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte realiza, desde 1996, ações de vigilância em saúde do trabalhador visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores, através da identificação, intervenção, eliminação e/ou controle de riscos eagravos à saúde advindos do trabalho. Essas ações são planejadas e executadas segundo prioridades, em projetos específicos estruturados por ramo de atividade econômica, definidos com base no potencial de risco para a saúde, dados do Sistema de Informação em Acidente do Trabalho (SIAT-SUS/BH) e importância da atividade econômica para o município.

As vistorias são realizadas por uma equipe de 15profissionais de nível superior - médicos do trabalho, engenheiros de segurança, fisioterapeuta, enfermeiros do trabalho, assistentes sociais e fiscais sanitários - que atuam em duplas.

VIGILÂNCIA EM MARMORARIAS

As marmorarias, em sua maioria, são constituídas por micros e pequenas empresas, onde predominam condições precárias de trabalho, com pequena incorporação tecnológica, escassosinvestimentos na saúde e segurança e possíveis condições de informalidade.

O processo de beneficiamento das rochas gera poeira e ruído, que são fontes potenciais de poluição ambiental - em especial a poeira, que pode poluir o ar, o solo e a água. A poeira de sílica, o ruído, os aspectos ergonômicos do trabalho representam importantes riscos à saúde dos trabalhadores expostos, podendo causardoenças, acidentes e incapacidade.

O presente projeto foi implantado a partir do ano de 2000.

OBJETIVOS

• identificar e cadastrar empresas que realizam beneficiamento de minerais não metálicos no município de Belo Horizonte;
• conhecer o processo de trabalho e identificar os potenciais riscos de agravo à saúde,
• conhecer a ocorrência de agravos nos trabalhadores expostos;
• promover amelhoria das condições de trabalho;
• avaliar o impacto das ações de vigilância nessas empresas.

MÉTODOS E TÉCNICAS

1- Coleta de dados

• Um levantamento das empresas do ramo sediadas no município, através de consultas à lista telefônica, cadastro do ISS - Imposto sobre Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda e eventuais empresas identificadas pelas equipes durante as ações devigilância, contabilizou cerca de 200 empresas.

• Vistorias preliminares foram realizadas em algumas empresas, com o objetivo de se conhecer o processo de trabalho e identificar riscos à saúde, através de avaliações qualitativas. Foram solicitados e analisados alguns documentos das empresas, que juntamente com as vistorias subsidiaram um diagnóstico inicial do ramo de atividade.

• Elaborou-seum Termo de Notificação contendo as principais adequações a serem realizadas nos locais de trabalho.

2- Instrumento de avaliação das vigilâncias

Para acompanhamento das vistorias, foi elaborada uma ficha que objetiva permitir a coleta de dados em 4 momentos distintos e relativos a 6 (seis) principais tópicos: exames médicos, avaliação ambiental, condições de trabalho/ambientais, instalaçõeselétricas, instalações sanitárias e equipamentos de proteção individual. Para cada um dos tópicos foram selecionados itens de avaliação a serem assinalados nos quatro momentos de vistoria, programando-se o acompanhamento em intervalos médios de três meses. Essa ficha funciona como um check list da situação da empresa, preenchido nas alternativas de Sim (S) - ao que está adequado, e Não (N) - aoinadequado. A evolução dos percentuais de (S) demonstram o impacto das ações de um momento a outro.

A vigilância caracteriza-se fundamentalmente por um processo de negociação entre a equipe do SUS-BH e a empresa (trabalhadores e empresários), para mudanças das condições de trabalho, visando atingir um patamar mínimo de adequações entre as empresas vistoriadas.

3- Estudo das medidas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vigilancia Em Saude Do Trabalhador
  • Desafios à Vigilância em Saúde do Trabalhador: ações de um Núcleo de Saúde do Trabalhador
  • vigilancia marmoraria
  • Como vai a vigilância em saúde do trabalhador em uberlândia mg
  • PROPOSTAS PARA AÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA
  • Vigilancia do trabalhador
  • vigilancia em saude
  • Vigilância em saúde do trabalhador: exposição da enfermagem aos riscos de acidente e doenças ocupacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!