Programa de triagm neonatal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE TRIAGEM NEONATAL


O Ministério da Saúde preconiza que o teste do pezinho seja realizado entre o 2º e 30º dia de vida (preferencialmente entre 2º e 7º). Antes podem ocorrer falhas.Requisitos para coleta:


Jejum
Não há necessidade de jejum.


Idade mínima
A idade da criança é um fator restritivo na triagem da fenilcetonúria. Crianças com menos de 48h de vida que nãoingeriram proteínas suficiente para serem detectadas de forma segura, poderá ocorrer falsos negativos. Amostras com menos de 48 h poderão ser coletadas, mas não será realizada a triagem defenilcetonúria.


Prematuridade e Transfusão
Estes são fatores restritivos na triagem da anemia falciforme e outras hemoglobinopatias. A amostra para outras doenças é coletada e nova coleta aconteceráapós 90 dias do nascimento. A coleta ao redor do 7º dia para RN prematuro pode ser considerada.


Os estados estão habilitados em fases, as quais são:

Fase I - fenilcetonúria e hipotireodismocongênito;

Fase II - fenilcetonúria, hipotireodismo congênito, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias;

Fase III - fenilcetonúria, hipotireodismo congênito, doenças falciformes, outrashemoglobinopatias e fibrose cística;


É fundamental que as famílias saibam que a maior parte das doenças triadas, são assintomáticas no período neonatal e que, portanto, não devem demorar em procurar aconfirmação dos casos suspeitos.

Ao comparecer ao local de coleta será feita uma ficha cadastral da criança, onde é importante que os dados estejam claros, bem como o endereço, caso o resultadoder alterado, esta criança precisará ser localizada com rapidez.

A fenilcetonúria é uma deficiência genética, hereditária e se caracteriza pela falta de uma enzima em maiores ou menores proporções,impedindo que o organismo metabolize e elimine o aminoácido fenilalanina. Este, em excesso no sangue é tóxico, atacando principalmente o cérebro e causando deficiência mental entre outros...
tracking img