PROGRAMA DE SAÚDE: APOIO ÀS CRIANÇAS PORTADORAS DO HIV (VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA)

1870 palavras 8 páginas
PROGRAMA DE SAÚDE:
APOIO ÀS CRIANÇAS PORTADORAS DO HIV (VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA)

1. Introdução

1.1 Informações iniciais: definições sobre HIV e AIDS

O Vírus da Imunodeficiência Humana, conhecido como HIV (sigla originada do inglês: Human Immunodeficiency Virus), é um vírus pertencente à classe dos retrovírus, pois possui como material genético o RNA, e causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
O HIV age no interior das células do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo. Ao entrar na célula, o HIV passa a fazer parte de seu código genético. As células do sistema imunológico mais atingidas pelo vírus são os linfócitos CD4+.
As células do sistema imunológico de uma pessoa infectada pelo vírus começam a funcionar com menos eficiência e, com o tempo, a habilidade do organismo em combater doenças comuns diminui, deixando a pessoa sujeita ao aparecimento de vários tipos de doenças e infecções.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Significa que, no sangue, foram detectados anticorpos contra o vírus. Há muitas pessoas soropositivas que vivem durante anos sem desenvolver a doença. No entanto, podem transmitir aos outros o vírus que trazem consigo.

1.2 As crianças e o vírus HIV

Em todo o mundo são muitas as crianças afetadas pelo HIV. Estima-se que mais de um milhão sejam portadoras do vírus. Elas podem ser infectadas através de transmissão de mãe para filho, transfusões de sangue contaminado, material médico não esterilizado ou abuso sexual. Estima-se que cerca de quatro em cada dez delas morrem antes de completar um ano de vida.
Muitas são mais afetadas pelo vírus quando seus pais apresentam o HIV. Esses adultos podem estar muito doentes para trabalhar ou para levar seus filhos para ser vacinados e receber acompanhamento.
Mais de 40 milhões de crianças vão perder um ou ambos os pais por causa da AIDS, principalmente em países em desenvolvimento. Em regiões com uma taxa elevada de HIV, mais de um terço

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas