Programa de prevenção respiratória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Introdução:
De acordo com a Portaria número 1 de 11 de Abril de 1994, emitida pelo Ministério do Trabalho, cujo conteúdo estabelece um regulamento técnico sobre uso de equipamentos de proteção respiratória, todo empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização de equipamentos de proteção respiratória - EPR, quandonecessário para complementar as medidas de proteção eletivas implementadas, ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.
A EMPRESA :
A X-Schkrab Engenharia, tem como meta primordial assegurar que todos os seus trabalhadores, no desempenho de suas atividades profissionais tenham suas condições de saúde preservadas. Todos oslocais de trabalho onde haja a possibilidade de liberação de contaminantes atmosféricos, tais como: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases e vapores; ou haja potencial para a atmosfera ser deficiente em Oxigênio; serão avaliados e os trabalhadores monitorados de tal forma que sejam obtidos dados e informações suficientes para identificar níveis de exposição que possam ser prejudiciais à saúde detrabalhador exposto.
Nos casos em que sejam identificados tais riscos esta política estabelece que devem ser implantado, um ou mais dos seguintes métodos de controle, de acordo com a hierarquia abaixo :
1) Substituição das matérias-primas utilizadas por substâncias que sejam comprovadamente menos tóxicas;
2) Alteração no processo produtivo de forma a eliminar ou reduzir esta exposição a níveisaceitáveis. · isolamento do trabalhador ou do processo produtivo de modo a diminuir ou eliminar a exposição; implantação de sistemas de ventilação ambiental ou local exaustora para diminuição da concentração dos contaminantes;
3) Adoção do uso de equipamento individual de proteção respiratória, de acordo com os critérios técnicos e administrativos estabelecido neste documento.
 
Reponsabilidades:Diretoria da Empresa -
É responsabilidade da Diretoria da Empresa, determinar as atividades específicas requerem o uso de - equipamento de proteção respiratória. Deve ainda fornecer o respirador conveniente e apropriado para cada atividade específica, acompanhado de treinamento e instruções detalhadas sobre o seu uso.
Gerência e Supervisão:
É responsabilidade da Gerência / Supervisão de cadaárea, assegurar que todas as pessoas sob seu controle estão informadas sobre a necessidade do uso de EPR para execução das atividades que a requerem o uso de tais equipamentos, conforme determinado no capitulo Seleção de Respiradores .Devem ainda assegurar que seus subordinados sigam rigorosamente todas as determinações do programa de proteção respiratória, incluindo inspeção e manutenção dosrespiradores. E também. responsabilidade da Gerência,estabelecer medidas disciplinares para aqueles que não atenderem estas determinações.
Usuários de respiradores:
É de responsabilidade dos trabalhadores das áreas atividades que necessitem o uso de EPR’s, que utilizem corretamente o respirador indicado, seguindo as instruções fornecidas durante o treinamento. É também sua responsabilidade amanutenção, guarda e limpeza do equipamento, mantendo-o sempre em boas condições de uso. A Empresa proverá os meios para que essa manutenção seja realizada.
PARTE I - ADMINISTRAÇÃO
As seguintes pessoas tem responsabilidade total pela administração do programa de proteção respiratória na empresa :
Nome : ...............................................................................
Cargo :...............................................................................
Departamento : ..................................................................
Assinatura : .......................................................................
Esta pessoa tem a autoridade para agir sobre todas as matérias relacionadas a administração e operação do programa de proteção respiratória. Todos os...
tracking img