Programa de preparação para a aposentadoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Gestão Estratégica de Pessoas
Disciplina: Gestão da Remuneração e do Reconhecimento
Tema: Programa de Preparação para a Aposentadoria

Relevância do Tema

O modo como os indivíduos agem e reagem ao trabalho e à aposentadoria é o resultado das diferenças interpessoais, de como eles percebem o futuro, e da diversidade de atividades que realizam além do trabalho e do nível dos seusrelacionamentos. A aposentadoria é influenciada pela demografia, os valores culturais, a economia e a política dos países influenciam estas reações, e ainda pelo tipo de trabalho realizado e a satisfação dele advinda.
A aposentadoria é hoje uma questão complexa que envolve o governo, as empresas e os próprios indivíduos como interessados em garantir o seu bem-estar no futuro. Envolve desde aspectoseconômicos, políticos, sociais, e psicológicos e demandam planejamento. Devem ser analisadas as oportunidades e as alternativas oferecidas pela organização desde quando o trabalhador ingressa na organização, ao longo da sua carreira, e no processo de transição trabalho-aposentadoria.
Há alguns anos as empresas vêm adotando Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPA).
A aposentadoria éum dos eventos mais marcantes na vida de um ser humano, pois é nesse momento que ele se vê diante de escolhas e tomadas de atitudes cruciais, isto é, quase que um flashback à época da passagem da adolescência à vida adulta, quando foi necessário escolher uma profissão. Com a aproximação da aposentadoria, a pessoa se vê obrigada a tomar uma decisão radical, desta feita com uma agravante: não se podemais correr o risco de errar, pois não haverá mais tempo para se recuperar. Além do trauma da mudança essencial, existe a insegurança relacionada às novas escolhas.
É pensando nesse momento de difícil decisão que se sugere a introdução, na empresa, do PPA – Programa de Preparação para Aposentadoria. A expectativa é de que a aplicação do PPA tenha como resultado, em cada aposentadoria, umaescolha prazerosa, que gere ideia de descanso, associada a novas oportunidades e à realização de novos planos e velhos sonhos, numa dinâmica natural, dentro de um processo de transição onde a ruptura com o mundo do trabalho regular, não impeça o surgimento de novos horizontes no mundo da aposentadoria salutar.
O Estatuto do Idoso, instituído pela Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, em seu capítuloVI, artigo 28, inciso II, faz referência ao programa dessa natureza, a ser criado e estimulado pelo Poder Público, com a finalidade de preparar o trabalhador para a aposentadoria, utilizando-se de novos projetos sociais, segundo os interesses sociais, além de promover o esclarecimento a respeito dos direitos sociais e de cidadania.
Hoje, é correto dizer que o PPA é de suma importância paraaqueles participantes que se aproximam do momento decisivo. Todo programa deve ser preparado e planejado de forma bastante detalhada, observando a especificidade de seu público alvo, relacionando todas as expectativas, carências, agruras, dúvidas, medos, finanças, sonhos, famílias, entre outras coisas. É necessário observar que, até mesmo as pessoas que desejam incondicionalmente a aposentadoria,precisam ser monitoradas e acompanhadas, para evitar que criem expectativas fantasiosas, que poderão não ser alcançadas, levando-as às frustrações.
Tem, também, o papel fundamental de fazer com que o participante se prepare para o futuro, considerando-o um salto para além e, não, uma estagnação. Já as empresas devem notar que, essa preparação para a tão sonhada aposentadoria, haverá de render bonsfrutos, com funcionários dispostos e preparados para enfrentarem quaisquer desafios que tenham, não só após a aposentadoria, mas, e principalmente, no processo para a mesma, que pode durar anos.
Sobretudo, o PPA deve esclarecer ao participante que a aposentadoria não é uma forma de exclusão e de separação dos colegas de trabalho, e inatividade, mas a possibilidade de experienciar novas formas de...
tracking img