Programa de melhoramento para coelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROMECO
PROGRAMA DE MELHORAMENTO DE COELHO

INTRODUÇÃO
A carne de coelho criado e alimentado de acordo com as técnicas adequadas, é uma carne branca, saborosa e macia, de gordura branca, muito rica, isto é, possuindo elevado teor de proteínas, sais minerais, vitaminas, etc., e muito leve, ou seja, de fácil digestão, sendo considerada uma carne sofisticada, que satisfaz aos paladares maisexigentes.
Praticamente, a carne de coelho não apresenta colesterol em sua composição, pois nela encontramos apenas leves traços desse elemento considerado tão pernicioso à saúde.
No Brasil, atualmente, o consumo de carne de coelho ainda é muito irregular, apesar de ser uma carne que se adapta bastante ao gosto da culinária brasileira. O principal motivo pelo qual esse tipo de carne não éconsumido em escala comparável às carnes mais comuns na alimentação do brasileiro é o tamanho reduzido da produção e a falta de organização no setor, que não vem conseguindo difundir o hábito do consumo e nem mesmo divulgar as grandes qualidades desta carne.
A cunicultura tem por suas vantagens o baixo custo, a remuneração rápida, sendo em criação de pequena escala na criação familiar ou uso doméstico, eaté em maiores proporções visando exploração na carne, pele, pêlos, etc. Em vários países europeus e da América do Norte a produção de coelhos resulta em muitos ganhos econômicos, tendo em mente milhões de quilos de carne, toneladas de peles, destinada para vários fins, e uma enorme quantidade de pêlo, para fiação de tecidos especiais.



- CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:
a) O Programa deMelhoramento de Coelho (PROMECO) é rodado em apenas uma propriedade rural, que funciona como um rebanho Núcleo, fornecendo material genético através de reprodutores para rebanhos multiplicadores ou para rebanhos comerciais.
b) Não são adquiridos animais de outros rebanhos, os animais de reposição são do próprio rebanho.
c) Todos os animais de mesmo sexo recebem oportunidades iguais (Manejo ealimentação uniformes).
- OBJETIVOS DO PROMECO:
Obter animais que serão os pais da próxima geração e fornecerá um melhor material genético, com uma maior eficiência de ganho de peso (maior ganho de peso), melhor eficiência reprodutiva (média de peso ao nascimento dos filhotes, número de láparos desmamados, melhor sêmen, etc) e melhor qualidade dos produtos (deposição de carne).
- CRITÉRIOS DO PROMEBO:Eficiência do ganho de peso:
Os critérios serão o ganho de peso total (GPT), o peso ao desmame (PD), o peso ao abate (P75) e peso da carcaça (PC).

Eficiência reprodutiva:
Os critérios serão peso da ninhada viva ao parto, intervalo entre partos e qualidade do sêmen.

Qualidade dos produtos:
O critério será musculosidade (M).

-IDENTIFICAÇÃO DOS ANIMAIS:
A marcação individual de animaisé necessária para um controle seguro do manejo de animais em uma criação e também para facilitar observações e registros adequados dos animais utilizados. O método de marcação dos coelhos será por anilha de alumínio com um numero de identificação.

- IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS:
Animais nascidos fora da estação de produção serão anotados, mesmo que não sejam avaliados, bem como os produtosnascidos de parições anormais, para a performance da coelha não ficar prejudicada, principalmente, quanto ao intervalo entre partos.
- Convenções para as Parições Anormais:
AB = Aborto
N+ = Natimorto
+ = Morto

- CONTROLE REPRODUTIVO:
Consiste no acompanhamento de toda a estação reprodutiva, partindo desde o controle das coberturas, até finalizar com o diagnóstico de gestação.

– Controle deCoberturas:
O PROMECO aceita dois tipos de coberturas:
(a). Inseminação Artificial: Como a ovulação da coelha ocorre após 10 a 12 horas após a cópula, fazendo uso desse sistema, deve-se usar rufiões para saltar sobre as fêmeas, estimulando-as a ovular. Pode ser ministrada uma injeção de hormônio de gonadotropina coriônica humana.
Para coleta de esperma utiliza-se a vagina artificial ou...
tracking img