Programa de inclusão social

Páginas: 42 (10492 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
RESUMO

A situação social permanece como importante problema a ser enfrentado pela Sociedade e pelo Setor Público, seja ele em qualquer instância Governamental. Esse trabalho teve como objetivo principal a compreensão do significado atribuído pela família no processo de socialização das crianças e adolescentes atendidos pelo Programa: Criança fora da rua, dentro da Escola. Teve um eixoquantitativo, a partir da utilização de entrevistas estruturadas. Foi realizada no Centro Comunitário Luiza Távora, e fizeram parte da pesquisa, 41 famílias participantes do Programa Criança Fora da Rua Dentro da Escola e que recebem algum benefício do Governo Federal para complementar a renda familiar. Para análise dos dados, utilizamos o método comparativo que “examina casos, fenômenos, ou coisasanálogas de uma série, um de cada vez, ou englobados em conjuntos, em busca de regularidades e diferenças cognitivas”. O principal resultado foi que 100% das crianças e adolescentes atendidos pelo Programa permaneceram na escola, não retornando às ruas. Esse estudo mostrou ainda as péssimas condições de moradia, renda e uma grande aceitação por parte da comunidade atendida. Desta forma, sugerimos aimplementação do Programa em outros municípios e maiores investimentos para divulgação dos resultados alcançados.

Palavras-chave: Problemas sociais, Crianças em situação de rua, Serviço Social.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
9
CAPÍTULO I – QUESTÃO SOCIAL E POLÍTICAS SOCIAIS
11
1.1. Caracterização do modelo de proteção social integral
14
CAPÍTULO II – A QUESTÃO SOCIAL E POLITICAS SOCIAIS DECRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
20
2.1.Proteção e política de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua
22
2.2. Política e programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua
26
CAPÍTULO III – PROGRAMA CRIANÇA FORA DA RUA DENTRO DA ESCOLA
29
3.1. As famílias e as crianças do Programa
33
3.2. O bairro do Pirambú e o Centro ComunitárioLuiza Távora
35
OBJETIVOS

Geral
36
Específicos
36
RESULTADOS

Pesquisa de Campo
37
CONSIDERAÇÕES FINAIS
45
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
47
APÊNDICE

ANEXOS


INTRODUÇÃO

O estudo aqui realizado tem como base analisar o significado atribuído pelas famílias no processo de socialização das crianças e adolescentes, integrantes do Programa Criança Fora da RuaDentro da Escola.

O interesse em pesquisar o tema, foi devido ao contato com as famílias participantes do Programa durante o estágio no Centro Comunitário Luiza Távora, realizado por um período de 02 anos, onde vivenciei a problemática dessas famílias.

A pesquisa tem como objetivo principal a compreensão do significado atribuído pela família no processo de socialização das crianças eadolescentes, descrevendo as ações desenvolvidas no Centro e analisando a opinião das famílias sobre a eficácia das ações que são desenvolvidas pelo Programa Criança Fora da Rua Dentro da Escola.

O primeiro capítulo trata de assuntos relativos às questões sociais e políticas sociais de crianças e adolescentes em situação de rua, com suas definições, sua proteção e com a caracterização do modelo deproteção integral.

O segundo capítulo aborda assuntos relativos à questão social e políticas sociais de crianças e adolescentes em situação de rua, a proteção e política social de atendimento e a programas de atendimento relacionados a estes.

O terceiro capítulo esta relacionado ao Programa Criança Fora da Rua Dentro da Escola, as famílias e as crianças que são assistidas pelo Programa, bairrodo Pirambu e Centro Comunitário Luiza Távora, alem dos dados coletados e analise da pesquisa de campo que foi realizada.

Nas considerações finais, concluo este relato, enfatizando a riqueza que este trabalho nos trouxe, a importância Ciências Sociais, além das contribuições que esse trabalho poderá trazer para os demais estudantes de Ciências Sociais.

Através desse trabalho monográfico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão educacional e social: em face da eficácia das políticas públicas e dos programas sociais.
  • O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA REDUÇÃO DA POBREZA: PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL
  • COTAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, REALMENTE UM EFETIVO PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL E RACIAL?
  • Inclusão digital na inclusão social
  • Inclusao social
  • Inclusão social
  • Inclusão social
  • Inclusao social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!