Programa de educaçao ambiental terra limpa: contribuiçoes aos centros educacionais do município de balneário camboriú

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MAURICÉIA SIMAS

PROGRAMA DE EDUCAÇAO AMBIENTAL TERRA LIMPA: CONTRIBUIÇOES AOS CENTROS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ARTIGO APRESENTADO AO CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO – LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL – EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, DO INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DE DIPLOMA, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR RODRIGO C. MAZZOLENI.

ITAJAÍ – SC2008
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – TERRA LIMPA: CONTRIBUIÇÕES PARA OS CENTROS EDUCACIONAIS DO MUNICIPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa que buscou destacar algumas experiências, mais especificamente o “Programa de Educação Ambiental – Terra Limpa”, inserido na Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, no ano de 1998. Este programa foiidealizado e fundamentado por profissionais da Secretaria do Meio Ambiente e da Educação, e desde então, envolve, orienta e oferece suporte aos profissionais da educação bem como aos alunos do ensino fundamental. Procurou-se investigar quais as concepções e práticas de EA se encontram no seu desenvolvimento, em uma das escolas do município, a partir de análise documental, entrevistas e observação.Palavras-chaves: Educação Ambiental, projetos, transdisciplinariedade.

1 INTRODUÇÃO


Ao se constatar como a escola pública trabalha a temática ambiental, não raramente encontramos um discurso pronto, oficializado nos documentos e propostas curriculares, porém, as ações metodológicas de muitos profissionais, nem sempre vão de encontro com tais documentos. Educar para a autonomia,dpermitindo que o educando atue como sujeito construtor de seus conhecimentos é fundamental na formação de sua cidadania, no entanto o fazer pedagógico deve possibilitar a expressão de idéias e sentimentos que possam condizer com a construção de novas situações de aprendizagem a esse educando.

A partir da Lei de Diretrizes e Bases, as tendências mundiais da educação Ambiental foram integradas pelo MECaos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que apontam o Meio Ambiente, bem como outras problemáticas sociais relacionadas à saúde, ética, pluralidade cultural, orientação sexual, trabalho e consumo como temas transversais, que devem permear toda a prática educativa nas diferentes áreas do conhecimento. De acordo com estes princípios,
Trabalhar de forma transversal significa buscar atransformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo a que se obtenham cidadãos mais participantes. Cada professor dentro da especificidade de sua área deve adequar o tratamento dos conteúdos para contemplar o tema Meio Ambiente, assim como os demais temas transversais (PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS 1998, p.193).

O êxito dessa proposta supõe um compromisso com as relações interpessoais no âmbito da escola, de modo que haja coerência entre os valores vivenciados no interior da instituição escolar e aqueles que se quer transmitir, bem como é necessário haver a articulação entre o tema Meio Ambiente e os conteúdos das diversas áreas do saber. Sugere ainda, tal documento, que o trabalho pedagógicoseja realizado por meio de projetos como uma das formas metodológicas para o trabalho didático.

Nesta perspectiva, a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), inclui a EA nos programas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, não como uma disciplina, mas como conteúdos que perpassarão todas as disciplinas. Partindo de valores como respeito, participação, solidariedade ecooperação, a EA é apontada de forma interdisciplinar, de modo que cada disciplina do currículo tenha uma contribuição a dar no processo de compreensão dos problemas ambientais, sob seus diferentes pontos de vista.
A divergência entre as duas propostas curriculares é citada na própria PCSC, que afirma:
A concepção de EA, aqui apresentada, porém, permite afirmar que ela ultrapasse as dimensões...
tracking img