Programa bim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A construção civil vive em constante processo de aperfeiçoamento e modernização. O melhoramento constante deve-se a um conjunto de aperfeiçoamentos no que diz respeito a tecnologia empregada seja nos matériais, nas técnicas construtivas, como também, em todas as etapas que envolvem o projeto. Essas etapas normalmente são divididas de acordo com a complexidade que o projeto exige esão caracterizadas de acordo com os profissionais que estarão trabalhando nelas.
Cada etapa procura atender a determinadas exigências do projeto, como também, precisam estar em harmonia com as demais etapas promovidas por todos os outros profissionais. Vamos imaginar, por exemplo, a elaboração de um prédio. Quantos profissionais e quantas etapas são necessários para que essa edificação esteja prontapara o uso? Como é a interação desses profissionais e como os seus projetos conseguem ser todos compatíveis ao mesmo tempo em uma mesma edificação?
Essa é uma das maiores desafios que a construção civil enfrenta, a compatibilização de todas as atividades e projetos, como: projeto de instalações elétricas, projeto de instalações prediais, projeto arquitetônico, etc; em um mesmo corpo edificante.A tecnologia já avançou muito, hoje é possível a elaboração de maquetes eletrônicas e visualizar internamente a interação de todos esses sistemas em uma mesma edificação e assim prever erros e incompatibilidades. Essa esquematização completa do projeto em sua totalidade é feita por programas computacionais e são chamados de BIM (“Building information modeling”), traduzindo para o português:Modelo de informações construtivas. O trabalho presente irá apresentar essa tecnologia que está facilitando a elaboração dos projetos de construção civil, como também, está acrescentando diversas vantagens para esse mercado em crescente crescimento.



BREVE HISTÓRICO
A área da Construção Civil abrange todas as atividades de produção de obras, sendo estas referentes às funções planejamento eprojeto, execução e manutenção e restauração de obras em diferentes segmentos; tais como: edifícios, estradas, portos, aeroportos, canais de navegação, túneis, instalações prediais, obras de saneamento, de fundações, entre outros.
A construção civil possui grande responsabilidade no que diz respeito a contribuição para o crescimento das cidades e para a economia, sendo responsável por colocar nomercado de trabalho milhares de pessoas. Tais circunstâncias levam este setor a ter uma atenção redobrada e maiores incentivos, como também, benefícios no que diz respeito à elaboração de pesquisas para o aperfeiçoamento técnico e tecnológico dessa área.
A expressão: Tecnologia = Técnica + Ciência, coloca em termos bastante simples a relação entre esses três conceitos, ou seja, a tecnologia é aincorporação do conhecimento científico ao domínio das técnicas.
A tecnologia tem tido uma importância cada vez maior em nossa sociedades e o seu conceito possui uma abrangência que faz com que está se encaixe em diversas atividades. A chamada “high technology”, muito contribuiu para a automação das fábricas e o desenvolvimento que ocorreu nos processos industriais e de gestão nos dias atuais,comotambém, na área da construção civil. A modernização tecnológica está em um processo constante de modernização, estando cada dia mais aproxima da ciência. Colocando de outra maneira, a elaboração de novas tecnologias exige uma integração das esferas técnicas, sociais, políticas, econômicas, éticas e ambientais, fatores que sempre foram colocados pelas tecnologias apropriadas. Portanto o que se estáconstruindo é uma nova postura de como resolver problemas, considerando os vários e importantes aspectos que envolvem a tecnologia.
Neste sentido é importante cada vez mais para a elaboração de novas tecnologias exista uma integração de todas esferas técnicas, sociais, econômicas e ambientais.


A medida que se aproximou o fim do século XX, a construção civil foi elaborando novas formas...
tracking img