Programa 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1473 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA 5S

RESUMO

A necessidade e a busca constante de melhoria da qualidade de vida no trabalho, fez com que as organizaçôes introduzissem o Programa 5S para o desenvolvimento da qualidade. Este trabalho informa sobre a origem do programa, o significado e a importância de cada senso, sua importância e valores para as empresas e empregados, sua implantação, acompanhamento,benefícios e dando mais ênfase para o senso da auto-disciplina, o Shitsike, o mais relevante dos S.

Palavras-chave:Programas;Implantação:Qualidade;Benefícios

1 INTRODUÇÃO

O programa surgiu no Japão na década de 50 logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de ajudar na reestruturação do País, para motivar e elevar a moral do seu povo, diante de um país destruído e semrecursos naturais.
No Brasil a prática do programa 5S se iniciou por volta de 19991.

2 ENTENDENDO OS CONCEITOS DOS 5S

O programa baseia-se em cinco conceitos, cinco palavras de origem japonesa iniciadas com a letra S: Seiri, Seiton, Seikeketsu e Shitsuke. Seus significados:
Seiri: senso de organização e descarte. Conceito: eliminar o desnecessário, separar o útil do inútil.Seiton: senso de arrumação. conceito: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar.
Seiso: seiso de limpeza:conceito: eliminar as causas da sujeira e aprender a não sujar, manter o ambiente sempre limpo.
Seiketsu: senso de saúde e higiene. Conceito: manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.
Shitsuke: senso de auto-disciplina.conceito: fazerda metodologia um hábito, transformando os 5S num modo de vida.

3 SUA IMPORTÂNCIA

Seiri: senso de utilização e descarte, utilidade é seu conceito chave, o que realmente é utilizado nas tarefas diárias. O que não é necessário pode e deve ser descartado, doado, transferido para outro departamento, ou simplesmente jogado fora.
- Mantenha somente o necessário em seu local de trabalho.-Selecione somente o que você necessita.
-Combata o desperdício.
Seiton: senso de ordenação: hora de arrumar o que sobrou depois da utilização do Seiri. nessa etapa é bom que os objetos sejam identificado e classificados conforme sua necessidade de uso.
- Mantenha cada coisa em seu lugar
-Um lugar para casa coisa,cada coisa em seu lugar
-Deixe tudo a vista
Seiso: senso de limpeza:limpar e área de trabalho, verificar as rotinas que geram sujeira tentar modoficá-las. Todos os agentes que agridem o meio ambiente podem ser englobados como sujeira (iluminação deficiente, mal cheiro, pouca ventilação, ruídos, poeira, etc...). A prática do seiso inclui: não desperdiçar materiais,não forçar equipamentos, deixar banheiros e outros recintos em ordem após o uso, etc...
- Maisimportante que limpar é não sujar.
-Ser limpo e estar limpo.
Seiketsu: senso de saúde e higiene: através do Seiketsu conseguimos manter a organização,arrumação e limpeza obtidas através dos três primeiros Ss (Seiri,Seiton,Seiso). Essa etapa exige perseverança, porque se não houver mudanças nas rotinas que geram sujeira e no comportamento das pessoas, logo voltaremos a situação original.
Asprincipais vantagens do Seiketsu: equilíbrio físico e mental, melhoria do ambiente de trabalho,melhoria de áreas comuns(banheiro,refertório, etc...),melhoria nas condições de segurança.
- Mantenha um ambiente agradável e seguro
-Esteja atento as condições de saúde e segurança em seu trabalho
-Trabalhe seguro

Shitsuke:senso de auto-disciplina:esta é a última fase, quando as pessoaspassam a fazer o que é preciso fazer,mesmo que ninguém veja,tem disciplina.Todas as pessoas envolvidas devem participar e discutir na elaboração de normas e procedimentos que forem adotados no Programa 5S, a empresa e funcionários terão melhorias, redução de tempo na execução de tarefas, facilidade de maior organização,rapidez.

4 IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

Para implantar o Programa 5S, é...
tracking img