Programa 5s

PROGRAMA 5S

RESUMO

A necessidade e a busca constante de melhoria da qualidade de vida no trabalho, fez com que as organizaçôes introduzissem o Programa 5S para o desenvolvimento daqualidade. Este trabalho informa sobre a origem do programa, o significado e a importância de cada senso, sua importância e valores para as empresas e empregados, sua implantação, acompanhamento,benefícios e dando mais ênfase para o senso da auto-disciplina, o Shitsike, o mais relevante dos S.

Palavras-chave:Programas;Implantação:Qualidade;Benefícios

1 INTRODUÇÃO

Oprograma surgiu no Japão na década de 50 logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de ajudar na reestruturação do País, para motivar e elevar a moral do seu povo, diante de um país destruído e semrecursos naturais.
No Brasil a prática do programa 5S se iniciou por volta de 19991.

2 ENTENDENDO OS CONCEITOS DOS 5S

O programa baseia-se em cinco conceitos, cinco palavras de origemjaponesa iniciadas com a letra S: Seiri, Seiton, Seikeketsu e Shitsuke. Seus significados:
Seiri: senso de organização e descarte. Conceito: eliminar o desnecessário, separar o útil do inútil.Seiton: senso de arrumação. conceito: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar.
Seiso: seiso de limpeza:conceito: eliminar as causas da sujeira e aprender a não sujar,manter o ambiente sempre limpo.
Seiketsu: senso de saúde e higiene. Conceito: manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.
Shitsuke: senso de auto-disciplina.conceito: fazerda metodologia um hábito, transformando os 5S num modo de vida.

3 SUA IMPORTÂNCIA

Seiri: senso de utilização e descarte, utilidade é seu conceito chave, o que realmente é utilizado nastarefas diárias. O que não é necessário pode e deve ser descartado, doado, transferido para outro departamento, ou simplesmente jogado fora.
- Mantenha somente o necessário em seu local de trabalho....
tracking img