Programa 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Programa 5S


Com o mundo globalizado e moderno em que a competitividade em mercado é cada vez mais acirrada, as organizações em geral são induzidas a aperfeiçoar todos os seus processos organizacionais, de forma que estes em conjunto amplos estejam cada vez mais preparados para atender as necessidades de seus consumidores.
Os 5S procuram difundir para toda a organização, a idéia de que amelhoria de pequenas coisas, praticadas de forma persistente e honesta, atinge resultados extraordinários.
O 5S é um programa, ou um conjunto de ferramentas, usado para promover a qualidade ns organizações (MELO, 2011, p. 145). É o bom senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional, por isto, convém se tornar um hábito, costume e cultura.
ConformeBertaglia (2009, p. 437) considera que os 5S constituem uma técnica utilizada para estabelecer e manter a qualidade ambiental na organização, adotando-se procedimentos efetivos.
É algo simples, acessível a qualquer pessoa, por menor que seja seu grau de
instrução , por isto pode ser implantado em qualquer tipo de empresa e pode ser estendido para a vida pessoal dos envolvidos (MARTINS; LAUGENI,2005, p. 464).
O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S.
No entanto,alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado:
para seiri, Utilização.
para seiton, ordenação.
para seisou, Limpeza.
para seiketsu, SAÚDE.
para shitsuke, Autodisciplina.
Decidiu-se também pela colocação da expressão “Senso de” na frente das cinco palavras escolhidas. Pode parecer que a intenção foi a de procurar manter a marca consagrada do nome do programa, ao optar-se por uma expressãoiniciada com S na tradução para o português. Mas, na verdade, Senso traduz com perfeição as idéias de atitude e de pré-disposição para gerar os comportamentos de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina.
Um aspecto muito importante, que deve ser referenciado, é o fato de que os 5S deveriam estar presentes na nossa vida cotidiana. Sendo aplicado não só no trabalho, mas também em casa,nos restaurantes, nos ambientes de lazer, nos banheiros tornando-se um hábito cotidiano de todos os cidadãos.
Este programa japonês de organização foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando produtividade dasinstituições (DAYCHOUW, 2007, p. 148), ou seja, foi criado para ajudar as pessoas e as empresas a administrar da melhor maneira os seus recursos.
Os 5S podem ser praticados por qualquer pessoa, em qualquer circunstância, pois transmite a idéia de que a melhoria de pequenas coisas, praticadas de forma habitual, persistente e honesta, pode atingir resultados extraordinários.
Para Silva (1996, p. 23): “Somentequando os colaboradores se sentirem orgulhosos por terem construído um local de trabalho digno e se dispuserem a melhorá-lo continuamente, a verdadeira essência do 5 S terá sido compreendida”.












Senso de Utilização – Seiri


De acordo com Umeda (1997, p.13) o senso de utilização (SEIRI) significa dar um jeito nas coisas desnecessárias ou, em outras palavras, deixarapenas o mínimo necessário junto a você. Possuir o que é desnecessário tem o mesmo significado de você andar carregando nas costas uma mochila de objetos desnecessários, ato este muito cansativo. Este é o ponto inicial dos 5S: ter o senso, a percepção de saber o que é essencial estar presente no posto de trabalho.

Benefícios


Liberação de espaço para os mais variados objetivos;
Descarte de...
tracking img