PROGRAMA 5 S

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto










PROGRAMA 5S






















INTRODUÇÃO
O programa 5 S, é um conjunto simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. Ao conhecer o significado de cada S você poderá avaliar melhor o porquê do uso deste termo auxiliar.
O 5 Sequivale a Qualidade Total dentro de uma empresa. Sua filosofia é profunda e envolve mudanças comportamentais, que acompanharão as pessoas onde quer que elas estejam. A mudança de hábito é lenta e, portanto deve-se ter paciência. Devido ao aumento da concorrência, maior exigência dos clientes e desenvolvimento da tecnologia a qualidade de serviços dentro de uma empresa ganhou grande importância,por isso da necessidade das empresas instalarem o Programa 5 S.
O programa tem o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar na organização o ambiente da qualidade, tornando-o altamente estimulador para que as pessoas possam transformar os seus potenciais em realização. A prática nas empresas tem mostrado que o Programa 5 S representa uma oportunidade inigualável demobilização dos empregados, preparando o caminho para a introdução de programas de qualidade mais avançados.














PROGRAMA 5S
O Programa 5S foi desenvolvido no Japão. Trata-se de uma filosofia de trabalho que pretende superar antigos hábitos. O método visa obter um local de trabalho ordenado, limpo e saudável, ideal para a implantação de um sistema de gestão da Qualidade naempresa. Pretende, também, garantir o bem-estar das pessoas e sua valorização. O programa mostra os cinco passos necessários para evitar desperdícios e organizar trabalho, ambiente, informações e até nossa própria vida. O termo 5S vem da letra "S" inicial das palavras japonesas que orientam o programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Seiri – Senso de Utilização/Descarte: Nessa 1ª etapa épreciso separar o que é útil do que é inútil e o que é necessário daquilo que é desnecessário.
 As principais vantagens são:   
Conseguir liberação de espaço;
Eliminar ferramentas, armários, prateleiras e materiais em excesso;
Eliminar dados de controle ultrapassados;
Eliminar itens fora de uso e sucata;
Diminuir risco de acidentes.
Seiton – Senso de Organização/Ordenação: É chegado omomento de colocar cada coisa em seu devido lugar, identificar e mantê-las em seus lugares definidos.
.  As principais vantagens são:   
Rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos;
Economia de tempo;
Diminuição de acidentes.
Seiso – Senso de Limpeza: Além de manter a área de trabalho sempre limpa, nessa etapa podemos mudar a disposição dos móveis,colocar uma planta no ambiente de trabalho e melhorar a iluminação do ambiente.
 As principais vantagens são:   
Melhoria do local de trabalho;
Satisfação dos empregados por trabalharem em ambiente limpo;
Maior segurança e controle sobre equipamentos, máquinas e ferramentas;
Eliminação de desperdício.
Seiketsu – Senso de Higiene/Saúde: É bom criar condições que favoreçam a saúde física, mentale emocional das pessoas, além de conscientizar todos da importância da higiene pessoal.
.  As principais vantagens são:   
Equilíbrio físico e mental;
Melhoria do ambiente de trabalho;
Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc.)
Melhoria nas condições de segurança.
Shitsuke – Senso de Autodisciplina/Ordem mantida: Para que o programa tenha sucesso, é necessária a participaçãode todos. Trata-se de um processo contínuo, diário e permanente. É o momento da manutenção dos outros quatro sensos, de criar procedimentos para as atividades e fazer dos sensos um hábito.
.  As principais vantagens são:   
Trabalho diário agradável;
Melhoria nas relações humanas;
Valorização do ser humano;
Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;
Melhor qualidade,...
tracking img