Programa 5 s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA 5 S
OBJETIVO
Despertar a captação e atenção dos funcionários da empresa em todos os níveis para se criar um ambiente de motivação e colaboração para as mudanças necessárias e inadiáveis propiciando condições para a implantação de um sistema de qualidade. É através dele que se constrói novos hábitos e se consegue mudanças de comportamento.
O Programa 5 s temcomo sua principal característica a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos e podem ser aplicados tanto na vida profissional como na vida pessoal. Pessoas que praticam este conceito tornam-se gerentes de si mesmas proporcionando uma melhora para a organização e para o mercado de trabalho. 
A essência do 5S é a autodisciplina, a iniciativa, a busca do conhecimento de si mesmoe do outro, o espírito de equipe, o autodidatismo e a melhoria contínua em nível pessoal e organizacional. O 5S deve ser implementado com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar o "ambiente da qualidade", ou seja, iniciar uma mudança de cultura na Empresa, que favoreça a implantação da Gestão pela Qualidade Total em todos os ambientes da mesma. 
Conclui-se queao promover um ambiente de trabalho que favoreça a Qualidade e a Produtividade das ações desenvolvidas pelos colaboradores da Empresa, trazendo benefícios tanto para eles como para seus Clientes e ao Implantar uma ferramenta que possibilite envolver e comprometer os colaboradores da Empresa com a Gestão pela Qualidade Total. Estimula a prática do trabalho em equipe e Evidencia a participação docolaborador nas atividades desenvolvidas em seu dia-a-dia de trabalho, valorizando-o como profissional e ser humano. 

CONTEXTO HISTÓRICO
Não há uma convergência de informações sobre a real origem do 5S. Alguns autores citam que foi criado pelo saudoso Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês e principal pregador dos conceitos de qualidade total naquele país. Estareferência deve-se ao fato ter sido o Professor Ishikawa o responsável pela criação do CCQ - Círculo de Controle da Qualidade, cujo princípio era popularizar os conceitos de estatística aplicada à qualidade, através de grupos de trabalhos compostos por funcionários de níveis operacionais. Porém, não existe nenhuma citação nos seus próprios livros sobre esta suposta referência.
O que se sabe é queo 5S foi criado com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade. Isto ocorreu no início da década de 50, momento em que o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida na Segunda Guerra mundial e as indústrias japonesas necessitavam se reconstruir e reestruturar para colocar no mercado, produtos com preço e qualidade capazes de competir na Europa eEstados Unidos.

A Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”, respectivamente; mas a idéia é a mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade Total .

No Brasil a partir de 1991 através da Fundação Christiano Ottoni no inicio de sua aplicação apenas os três primeiros “S” eram abordados tendo sidoincorporado depois o quarto e o quinto. Formalmente sua aplicação não se restringe a empresas de Manufaturas mais tem sido utilizado com sucesso em empresas de serviços, em escritórios, Supermercados, Hospitais, Escolas, Prefeituras e mesmo em residências ou ate em situações particulares e individuais.

CONCEITO
O 5S ou Programa 5S como também é conhecido, é um conjunto de cincoconceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes.
O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra S. Na interpretação dos ideogramas, que representam essas palavras, do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam...
tracking img