Programação xp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
eXtreme Programming

A eXtreme Programmig (XP) proposta por Kent Beck [BECK, 2004] tem o objetivo de propor uma metodologia ágil para equipes de tamanho pequeno a médio, onde o desenvolvendo de software está inserido em um contexto de requerimentos vagos ou que mudam rapidamente.  O próprio autor descreve a Programação eXtrema como: “A XP é uma maneira leve, eficiente, de baixo risco, flexível,previsível, científica e divertida de desenvolver software”.[BECK, 2004].  Ainda segundo [BECK, 2004], a XP reconhece que os projetos precisam dedicar-se à obtenção da redução dos custos e tirar vantagem daquilo que foi economizado. Além disso, defende a não especialização dos membros do time, ou seja, todos participam de todas as atividades, em pares e com sistema de rodízio dos pares odesenvolvimento de infra-estrutura e frameworks durante o desenvolvimento da aplicação, e a comunicação face a face ou por meio de testes eficientes e código cuidadosamente escrito.
Segundo [BECK, 2004], a XP se distingue das outras metodologias por:
• Seu feedback antecipado;
• O planejamento incremental, que gera rapidamente um plano geral que evolui com o decorrer do projeto;
• Suahabilidade de implementar as funcionalidades de forma flexível considerando as necessidades mutáveis do negócio;
• Sua confiança nos testes automatizados;
• Sua confiança em comunicação oral;
• Sua confiança em um processo de projeto evolutivo que dura tanto quanto o sistema;

Risco: O Problema Básico
A principal motivação da Programação eXtrema parte do princípio que odesenvolvimento de software tem falhas na entrega e falhas nos produtos entregues caracterizando o problema básico – o risco, portanto, produz-sesoftware de baixa qualidade. Segundo [BECK, 2004], existem vários riscos associados ao desenvolvimento dosoftware, como: (i) cronograma irreal; (ii) cancelamento do projeto por vários atrasos no cronograma; (iii) o sistema é descontinuado pelo alto custo de se fazermodificações ou a taxa de erros cresce tanto que o sistema deve ser substituído; (iv) o negócio é mal compreendido e o software desenvolvido não resolve o problema original; (v) as regras de negócio mudam antes que o software seja finalizado; (vi) funcionalidades inúteis. A missão da XP é aceitar o risco como problema a ser resolvido, onde o objetivo é encontrar a solução. Nesse sentido, anecessidade é criar um modelo de desenvolvimento de software que trate desses riscos.
Além de mitigar ao máximo os riscos, a metodologia XP advoga que quatro variáveis têm de ser controladas no projeto – custo, tempo, qualidade e escopo. Dessa forma, o modelo desenvolvimento de software é dirigido sob a perspectiva de controlar as referidas variáveis. Em um projeto, as referidas variáveis são restriçõesinerentes ao produto final. Eventualmente se o custo e/ou o tempo forem escassos, é muito provável que a qualidade do produto entregue possa estar muito inferior àquela esperada no escopo do projeto.  A XP cria valores, princípios de atividades básicas e práticas para tentar conduzir bem os problemas correlacionados à efetivação dos riscos do projeto. Esses valores podem ser caracterizados em:1. Comunicação: deve ser extremamente aberta e franca. A XP dá uma ênfase especial à comunicação e é essencial para tudo o que acontece no contexto de um projeto. Segundo [BECK, 2004], “Os problemas nos projetos podem ser invariavelmente rastreados a alguém não ter conversado com alguém mais sobre alguma coisa importante”.
2. Simplicidade: é representada na XP pela busca pela “coisa maissimples que possa funcionar” [BECK, 2004]. O propósito é construir algo simples e direto que solucione problemas de hoje e ter certeza de que isso seja suficientemente flexível para ser refinado e expandido de modo a solucionar os problemas de amanhã, mas fundamentalmente não se preocupa hoje com os problemas de amanhã.
3. Feedback: seu objetivo é criar ciclos de realimentação que atuam em...
tracking img