INTRODUÇÃO


Este trabalho expõe os conceitos básicos da programação ladder. Independente da complexidade do programa de aplicação, há certos fundamentos da linguagem que sãoimprescindíveis para um desenvolvimento adequado e que são válidos genericamente a todos os PLCs.

1. DEFINIÇÕES INICIAIS


Mesmo tendo sido a primeira linguagem destinada especificamente àprogramação de PLCs, a Linguagem Ladder mantém-se ainda como a mais utilizada, estando presente praticamente em todos os PLCs disponíveis no mercado. Por ser uma linguagem gráfica, baseada em símbolossemelhantes aos encontrados nos esquemas elétricos (contatos e bobinas), as possíveis diferenças existentes entre os fabricantes de PLCs, quanto à representação das instruções, são facilmente assimiladaspelos usuários, como exemplificado na figura.

[pic]

Verifique por exemplo o esquema conceitual de um sistema PLC, mostrado na figura abaixo. As entradas físicas reais estão fixadas a ummódulo de entrada (esquerda) enquanto as saídas estão fixadas a um módulo de saída (direita). No centro, vê-se a representação lógica que a CPU deve processar, na linguagem Ladder. Neste caso, se o Input1 (interruptor normalmente aberto) for fechado, a Output 1 (campainha) é ligada.

[pic]
O nome Ladder deve-se à representação da linguagem se parecer com uma escada (ladder), na qual duasbarras verticais paralelas são interligadas pela Lógica de Controle, formando os degraus (rungs) da escada. Portanto, a cada Lógica de Controle existente no Programa de Aplicação dá-se o nome de rung,a qual é composta por Colunas e Linhas, conforme apresentado na figura a seguir.
A quantidade de Colunas e Linhas, ou Elementos e Associações, que cada rung pode conter é determinada pelofabricante do PLC, podendo variar conforme a CPU utilizada. Em geral, este limite não representa uma preocupação ao usuário durante o desenvolvimento do Programa de Aplicação, pois os Softwares de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). Programação ladder. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Programa%C3%A7%C3%A3o-Ladder/146724.html

MLA

"Programação ladder" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Programa%C3%A7%C3%A3o-Ladder/146724.html>.

MLA 7

"Programação ladder." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Programa%C3%A7%C3%A3o-Ladder/146724.html>.

CHICAGO

"Programação ladder." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Programa%C3%A7%C3%A3o-Ladder/146724.html.