Programação ladder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este trabalho expõe os conceitos básicos da programação ladder. Independente da complexidade do programa de aplicação, há certos fundamentos da linguagem que são imprescindíveis para um desenvolvimento adequado e que são válidos genericamente a todos os PLCs.

1. DEFINIÇÕES INICIAIS


Mesmo tendo sido a primeira linguagem destinada especificamente àprogramação de PLCs, a Linguagem Ladder mantém-se ainda como a mais utilizada, estando presente praticamente em todos os PLCs disponíveis no mercado. Por ser uma linguagem gráfica, baseada em símbolos semelhantes aos encontrados nos esquemas elétricos (contatos e bobinas), as possíveis diferenças existentes entre os fabricantes de PLCs, quanto à representação das instruções, são facilmente assimiladas pelosusuários, como exemplificado na figura.

[pic]

Verifique por exemplo o esquema conceitual de um sistema PLC, mostrado na figura abaixo. As entradas físicas reais estão fixadas a um módulo de entrada (esquerda) enquanto as saídas estão fixadas a um módulo de saída (direita). No centro, vê-se a representação lógica que a CPU deve processar, na linguagem Ladder. Neste caso, se o Input 1(interruptor normalmente aberto) for fechado, a Output 1 (campainha) é ligada.

[pic]
O nome Ladder deve-se à representação da linguagem se parecer com uma escada (ladder), na qual duas barras verticais paralelas são interligadas pela Lógica de Controle, formando os degraus (rungs) da escada. Portanto, a cada Lógica de Controle existente no Programa de Aplicação dá-se o nome de rung, a qualé composta por Colunas e Linhas, conforme apresentado na figura a seguir.
A quantidade de Colunas e Linhas, ou Elementos e Associações, que cada rung pode conter é determinada pelo fabricante do PLC, podendo variar conforme a CPU utilizada. Em geral, este limite não representa uma preocupação ao usuário durante o desenvolvimento do Programa de Aplicação, pois os Softwares de Programaçãoindicam se tal quantidade foi ultrapassada, por meio de erro durante a compilação do Programa de Aplicação.

[pic]

Cada Elemento (contato ou bobina, por exemplo) da Lógica de Controle representa uma Instrução da Linguagem Ladder sendo alocada em um endereço específico e consumindo uma quantidade determinada de memória (word) disponível para armazenamento do Programa de Aplicação, conformea CPU utilizada. Um mesmo símbolo gráfico da Linguagem Ladder (Contato Normalmente Aberto, por exemplo) pode representar Instruções diferentes, dependendo da localização na Lógica de Controle.
A figura seguinte apresenta a equivalência entre o Programa de Aplicação em Linguagem Ladder e o mesmo Programa em Linguagem de Lista de Instruções (Linguagem de Máquina - mnemônicos). Como pode servisto, cada Instrução utilizada na Linguagem Ladder ocupou apenas um endereço de memória, o que é verificado pelo incremento simples de endereço em Linguagem de Lista de Instruções. Porém, há instruções que ocupam mais de um endereço de memória, conforme a CPU utilizada.

[pic]

A relação entre o símbolo gráfico da Linguagem Ladder e a Instrução a ser executada pode ser verificada nosEndereços 0 e 1 do Programa em Linguagem de Lista de Instruções. Neste caso, a representação em Linguagem Ladder para os Elementos XO e X2 são Contatos Normalmente Abertos idênticos. Porém, a localização de cada um na Lógica de Controle determina Instruções diferentes, ou seja, o Contato Normalmente Aberto de XO, por iniciar o rung, determina a Instrução 'Store' (STR XO) e o Contato NormalmenteAberto de X2 (com representação gráfica idêntica à de XO), por estar em paralelo com XO, determina a Instrução 'Or' (OR X2). Esta característica da Linguagem Ladder normalmente facilita o desenvolvimento do Programa de Aplicação, uma vez que o usuário precisa certificar-se apenas se a associação desejada é aceita pela CPU utilizada, não se prendendo à Instrução propriamente dita.



3.0...
tracking img