Programação de receptores em java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 75 (18562 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA JOSIANE FERREIRA DA SILVA

“[...] EU SOU OUTRA PESSOA [...]”: A RE-SIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE EM HOMENS E MULHERES APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL

PALHOÇA (SC) 2008

JOSIANE FERREIRA DA SILVA

“[...] EU SOU OUTRA PESSOA [...]”: A RE-SIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE EM HOMENS E MULHERES APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado aoCurso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Psicóloga.

Orientadora: Prof. Deise Maria do Nascimento, Msc.

PALHOÇA 2008

Um carinho exclusivo ao meu pai e a minha mãe, pelo apoio que sempre me deram, e em especial a minha mãe que sofreu e sorriu junto comigo durante a concretização deste trabalho. Ao meu noivo, que a partir domomento que começou a fazer parte de minha vida, me tornei uma pessoa mais feliz. Amo vocês!

AGRADECIMENTOS

A Deus, que através da força do teu espírito, fez eu superar as dificuldades encontradas no caminho. E consegui mais uma conquista ao concluir este trabalho, acrescentando, assim, ainda mais a minha paixão por viver. Para que a concretização deste estudo se efetivasse: agradeço àsinúmeras pessoas que foram incentivadoras neste processo e seus ensinamentos serão a partir de agora essenciais em minha caminhada pessoal e profissional. Então, por estes extraordinários exemplos, expresso meus reais agradecimentos. Ao Prof. Paulo Sandrini, que com sua capacidade e empenho de coordenar o Curso de Psicologia, sempre esteve disposto a melhor atender, me proporcionou chegar até aqui. ÀProf. Deise Nascimento, pela sua delicadeza, paciência e inteligência, que soube orientar e valorizar esta pesquisa. Aos professores mestres e doutores que a mim repassaram seus conhecimentos, fazendo que meu desenvolvimento fosse o melhor possível. Aos voluntários que foram fundamentais para a realização desta pesquisa. Aos meus colegas de curso e disciplinas que compartilharam comigo seusconhecimentos. A todos aqueles que de alguma forma contribuíram ou torceram pela concretização desta pesquisa.

[...] não pergunte o que realmente sou; qual o meu verdadeiro eu; o que de essencial existe em mim. Pergunte, como posso redescrever-me, de maneira a viver uma vida melhor ou mais bela. (RORTY, apud COSTA, 1994, p. 21).

RESUMO

Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo daidentidade dos casais que estão em processo de separação conjugal e tem como objetivo geral a caracterização do processo de re-significação da identidade em homens e mulheres após a separação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semi-estruturada, que de formaacidentalforam escolhidos 3 (três) homens e 3 (três) mulheres que estavam com a separação de corpos efetivada, que não formavam um casal entre si, e que utilizaram o serviço de atendimento de mediação familiar no Fórum do município da grande FlorianópolisSC. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Gênero e Identidade e uma Possibilidade de Re-significação; Casamento e Separação Conjugal. Aanálise de dados foi realizada através de análise de conteúdo, nos quais os resultados preliminares apontam para a mudança na vida social, tanto para homens quanto para as mulheres. O diferencial relacionado ao gênero foi a constatação que houve uma melhora da auto-estima nas mulheres. Esse resultado foi unânime para todas as entrevistadas. O sofrimento foi um sentimento presente, independente dogênero, ficando assim, evidente algumas justificativas quanto à superação desses sentimentos, por parte dos participantes do sexo masculino. A possibilidade de uma nova conjugalidade foi considerada importante para a retomada da vida, com algumas ponderações, por dois dos participantes, no que se referiu a não conviver sob o mesmo teto. Essa última consideração foi apontada por um participante...
tracking img