Prognosticar e Auto-regulação da Aprendizagen

5175 palavras 21 páginas
Nuro Fernando Daniel

Procrastinação e Auto-regulação da Aprendizagem pelos Estudantes de Biologia na Universidade Pedagógica – Delegação de Niassa

Universidade Pedagógica
Lichinga
2014

Nuro Fernando Daniel

Procrastinação e Auto-regulação da Aprendizagem pelos Estudantes de Biologia na Universidade Pedagógica – Delegação de Niassa

Proposta de Projecto de Pesquisa científica entregue ao departamento de Ciências Naturais e Matemática Curso de Biologia, para elaboração de Monografia científica.
Supervisora: dr. Virgílio Carmenia Cossa

Universidade Pedagógica
Lichinga
2014

Índice

1. Introdução
A procrastinação é comportamento que implica o atraso no início ou término das tarefas ou tomada de decisão.
Desta forma descrevem-se com consequências da procrastinação mais comuns em contexto escolar as seguintes: O adiamento do estudo diário, o atraso na escrita de trabalhos, atraso no estudo para testes e exames e ainda, o não cumprimento de prazos para a sua entrega de trabalhos.
Alega-se que a procrastinação é funcional porque estudar intensamente antes de um teste e exame conduz ao esquecimento. Ademais crença de que o trabalho no último momento cria uma activação extraordinária e que as pessoas funcionam melhor sob pressão é comum. À medida que os prazos das tarefas escolares se aproximam, os procrastinadores tendem a diminuir a procrastinação e aumentam o tempo de estudo. As pessoas não parecem aprender a partir dos incidentes procrastinados e, apesar de tentarem parar, voltam a procrastinar em situações semelhantes. Porem deseja-se que o comportamento procrastinatório seja substituído pela auto-regulação segundo ROSÁRIO (2004, p. 37) “é um processo activo no qual os sujeitos estabelecem os objectivos que norteiam a sua aprendizagem tentando monitorizar, regular e controlar as suas cognições, motivação e comportamentos com o intuito de os alcançar”.
Os estudantes Auto-regulados/as tendem a ser

Relacionados