progicasaticas pedag

1423 palavras 6 páginas
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA VISÃO DE VÁRIAS CULTURAS
1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: Educar para preservar, reflexões acerca da educação cultural no Ensino Fundamental.
2. Justificativa
Nossa proposta é apresentar análises sobre a prática pedagógica no Ensino Fundamental, focalizando a ação das professoras frente às questões referentes às diferenças culturais. Os dados foram coletados em duas salas de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental – 1ª série e 3ª séries -, por meio de observação e entrevista. As análises apontam dois tipos de práticas bastante distintos, os aspectos ligados às diferenças foram registrados nas relações entre professora e alunos/as, com uma prática marcada pelo monoculturalismo.Preocupação com as questões referentes à diversidade cultural, é o trabalho com os conteúdos que aparece como central. Com o objetivo de desenvolver uma educação crítica, para a superação da desigualdade e exclusão social, do preconceito e do racismo.
3. Objetivo  Trabalhar as diferenças de cultura em sala de aula;  Promover um ambiente de aprendizagem para que todos os alunos possam se sentir confortáveis;
 Trocar experiência uns com outros;
 Conhecer as lutas em torno dos diferentes significados sobre o social e o político;
 Mostrar a importância da escola na transformação social do aluno.
A educação desempenha um papel importante neste processo de transformação. A tecnologia avançada exige qualificações mais elevadas, que são proporcionadas pela instrução, de modo que a educação se torna um elemento básico para a obtenção de recompensas econômicas, de posição social e de poder.(PAUO FREIRE )
4. EMBASAMENTO TEÓRICO:
4.1 Reflexões sobre a educação cultural no cotidiano escolar
Robert Lynd (que era um investigador que defendia o estudo da sociedade americana, na procura da unidade cultural) como principal. Representantes, estudam-na nesse mesmo sentido, e surgem então as «subculturas», muito particulares, respeitantes a cada grupo.

Relacionados