Progeto monografico sobre a arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO - IESMA
CURSO DE FILOSOFIA




CAMILO LEONIDAS SOUSA







A ARTE COMO EXPRESSÃO DA VERDADE EM MARTIN HEIDEGGER











São Luís
2012
CAMILO LEONIDAS SOUSA













ARTE COMO EXPRESSÃO DA VERDADE EM MARTIN HEIDEGGER










São Luís
2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO
2 PROBLEMA DEPESQUISA
3 JUSTIFICATIVA
4 OBJETIVOS
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6 METODOLOGIA
7 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS

1 IDENTIFICAÇÃO


Tema: Arte como expressão da verdade em Martin Heidegger
Orientando: Camilo Leonidas Sousa
Orientadora: Ellen Caroline Vieira de Paiva
Duração: um semestre

2 PROBLEMA DE PESQUISA


A questão da verdade vai além dos sentidos quando se trata da arte, isso nosremete a pensamentos complexos por parte da experiência com o belo. A arte está em todo lugar e sempre levanta grande discussão, no entanto, nem todas essas questões são pensadas como uma filosofia e muita das vezes são deixadas para traz por serem questões repentinas.

Devido a isso, trago aqui relevantes pensamentos a serem analisados e discutidos em uma visão filosófica contemporânea, atémesmo por que já são temas que venho refletindo a muito tempo,tratarei aqui com mais evidência as seguintes questões:

O que na verdade é arte?
Como surgi uma obra de arte?
A obra de arte pode expressar uma verdade propriamente dita?
Quando uma obra de arte expressa a verdade?

Contudo, não será fácil responder a todas essas questões, mas já colocá-las em evidência é um grande passo para umentendimento mais profundo.

3 JUSTIFICATIVA


A filosofia vem crescendo a cada dia, tanto no contexto curricular quanto cotidiano, e com ela tantas outras áreas que ligam entre se e uma delas é a estética. É necessário que sejamos sabedores de suas importantes contribuições que hoje vem somando forças com diversas áreas do conhecimento humano.

Ao estudar a estética, que é um ramo dafilosofia que estuda a natureza do belo e os fundamentos da arte, nos deparamos com a questão da verdade e da arte, ou a verdade presente nas artes, uma verdade que junta a sensação e o sentimento à racionalidade, isto fez que brotasse varias questões relativas ao que Heidegger aborda “Na obra de arte, a verdade doente pôr-se em obra na obra. A arte é pôr-se em obra da verdade. Que é a própria verdade”(origem da obra de arte. Heidegger).

Com isso venho mostrar um pouco desse pensamento heideggeriano e levantar discussão a cerca da verdade da arte e dessa forma entender melhor como surgiu a obra de arte, que é relatado por Heidegger em sua obra “A origem da obra de arte”.

Este trabalho de pesquisa contribuirá para uma boa aprendizagem tanto na área acadêmica quanto no estudo do dia a dia,já que a filosofia esta em toda a parte inclusive na arte e assim aprenderemos mais sobre a importância do pensamento de Heidegger ensinamentos e contribuições à sociedade, levando a própria sociedade a um pensamento sensível a cerca das obras de arte.

Quero, pois, destacar a importância de nos colocar frente a uma obra de arte como sujeito sensível e perceptível a uma verdade oculta na obrados autores, e dessa forma contribuir no campo do estudo filosófico dando ênfase a parte estética aqui pesquisada.

O conteúdo terá extremas contribuições a professores, alunos e quais querem que sejam os interessados pelo assunto, sendo uma grande fonte de pesquisa e geradora de informações.

Para melhor compreensão deste trabalho foram adotadas formas simples no intuito que o conteúdo ficassea altura do entendimento de todos, seja professores, alunos ou curiosos.

É importante lembrar que todo conteúdo aqui relatado é de extrema autenticidade, fruto de um longo árduo trabalho de pesquisa bibliográfica feita com muita perseverança e entusiasmo, a fim de contribuir para um estudo mais aprofundado sobre a verdade das artes.

4 OBJETIVO


4.1 Geral

Desenvolver uma postura...
tracking img