Progestão

Páginas: 2 (360 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Diante da leitura do módulo III pode-se entender que quando falamos sobre os diversos seguimentos que compõe a escola estamos referindo a alunos, pais, professores, gestores, funcionários erepresentantes da comunidade local.
Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico, que são: eixo de flexibilidade, eixo de avaliação e eixo de liberdade.O eixo de flexibilidade vincula-se à autonomia, possibilitando a escola a organizar o seu próprio trabalho pedagógico.
O eixo da avaliação reforça um aspecto importante a ser observado nos váriosníveis do ensino público (artigo 9°, inciso VI).
O eixo da liberdade se expressa no âmbito do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas (artigo 3°, inciso III) e da proposta de gestão democráticado ensino público (artigo 3°, inciso VIII), a ser definida em cada sistema de ensino.
Considerando esses três grandes eixos, a LDB reconhece na escola um importante espaço educativo e nosprofissionais da educação uma competência técnica e política que os habilita a participar da elaboração do seu projeto pedagógico. Nessa perspectiva democrática, a lei amplia o papel da escola diante dasociedade, coloca-a como centro de atenção das políticas educacionais mais gerais e sugere o fortalecimento de sua autonomia.
O coordenador de um grupo é como um maestro que rege uma orquestra. Dacoordenação sintonizada com cada diferente instrumento, ele rege a música de todos. O maestro sabe e conhece o conteúdo das partituras de cada instrumento e que cada um pode oferecer. A sintonia de cada um com ooutro, a sintonia de cada um com o maestro, a sintonia do maestro com cada um e com todos é o que possibilita a execução da peça pedagógica. Essa é a arte de reger as diferenças, socializando ossaberes individuais na construção do conhecimento generalizável e para a construção do processo democrático.
Portanto, a gestão democrática possui um duplo significado: pedagógico, porque pode levar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Progestão
  • Progestão
  • Progestão
  • Progestão
  • Progestão
  • PROGESTÃO
  • Progestão
  • PROGESTAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!