Profuncionario bloco pedagogico mod i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caríssima Tutora Lílian,


Apresento a prática profissional supervisionada realizada no Colégio da Polícia Militar do Paraná – Cel. Felippe de Souza Miranda, situado a Rua José Ferreira Pinheiro, 349 – Bairro Portão, local onde presto meus serviços pela Secretaria Estadual de Educação. È um colégio diferenciado por ser uma instituição militar.
Este trabalho tem como objetivo ler,examinar e entender o Projeto político pedagógico e o regimento escolar desta instituição de Ensino.



01 – Projeto Político e Pedagógico

O que é o Projeto político pedagógico para a escola?
“O Projeto Político-Pedagógico é a construção coletiva da identidade da escola pública de qualidade que pressupõe um projeto de sociedade, de educação, de cultura e de cidadania fundamentadona democracia e na justiça social”. (Maria Madselva Ferreira Feiges), docente da Universidade federal do Paraná.
O PPP expõe oficialmente a situação atual e a reflexão sobre as necessidades de mudanças e aperfeiçoamento da prática educativa adotada na escola.

Como foi elaborado?
A construção do Projeto Político-Pedagógico é resultado de um processo que se desenvolveu aolongo do ano, com consulta aos diferentes agentes que interferem direta ou indiretamente na proposta educacional desta entidade de ensino. Esta proposta emprega os princípios da política pública nacional adotada como a Educação de qualidade como direito de todo cidadão, a valorização do professor e de todos os profissionais de Educação, o trabalho coletivo e o atendimento às diferenças (dentro daspossibilidades reais deste estabelecimento) e à diversidade cultural.


Qual o perfil filosófico da escola?
De acordo com os princípios pedagógicos e filosóficos que norteiam sua ação educativa, o CPM tem como perfil, instituir um sistema de vida escolar em que haja interação e participação democrática de todos os seus componentes. Efetivar a ação educacional valorizando a ética,a hierarquia e a disciplina, propiciar a todos os alunos a formação educacional através do ensino fundamental e médio, formando cidadãos responsáveis e cientes do seu papel na sociedade.

Qual o perfil do aluno que a escola quer formar?
Formar jovens conscientes de seu papel social, no contexto transformador do cotidiano em que está inserido.
Ensinar a construir sentidos,competências e produzir significados. Assim o CPM é exemplo de disciplina, honra e hierarquia, valores fundamentais vivenciados por todos nessa instituição de ensino. Com isso, o colégio tem como objetivo principal integrar o aluno a sociedade, demonstrando a ele normas de conduta, boa educação e disciplina, de direitos e deveres, imprescindíveis a vida em sociedade, fiel á filosofia do colégio.
O CPMprocura desenvolver no ensino fundamental a capacidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades, estimulando a formação de atitudes e valores, e no ensino médio procura desenvolver capacidades científicas e tecnológicas voltadas à sua vida em sociedade, visando o desenvolvimento do educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.


02 – REGIMENTOESCOLAR

Direitos e deveres alunos
Direitos
Ser respeitado
Saber de seu rendimento e freqüência escolar
Utilizar dependências do colégio autorizadas para realizar trabalhos
Participar de atividades extracurricular
Opinar para melhorar o funcionamento do colégio
Ser informado sobre sistema de avaliação
Requerer revisão e pedido desegunda chamada de avaliações justificada
Utilizar serviços de orientação educacional, psicologia e odontologia.

Requerer transferência ou cancelamento de matrícula



Deveres
Portar diariamente o manual do aluno

Assinar livro de controle de entrada e saída de alunos do colégio, ao chegar ou sair em horários diferentes aos estabelecidos, com ciência da Orientadora...
tracking img